Registro-SP reduz em mais de 98 por cento os casos de dengue com força-tarefa contra o Aedes aegypti

Vale do Ribeira - Com ações intensiva de limpeza, orientação e controle vetorial, município registra queda histórica nas notificações de arboviroses em 2025

Registro-SP reduz em mais de 98 por cento os casos de dengue com força-tarefa contra o Aedes aegypti
Registro-SP reduz em mais de 98 por cento os casos de dengue com força-tarefa contra o Aedes aegypti



A Prefeitura de Registro-SP, por meio Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, alcançou uma expressiva redução nos casos de dengue em 2025, graças à implementação de um plano estratégico de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Entre 25 de janeiro e 22 de junho de 2025, foram realizadas ações preventivas e corretivas para conter a proliferação do mosquito, com foco em áreas de maior incidência, conforme dados das visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e denúncias da população.

As medidas também contribuíram para o enfrentamento da febre Oropouche, com a eliminação de criadouros de mosquitos e maruins, vetores da doença. As orientações reforçaram a importância da limpeza de quintais e terrenos, evitando o acúmulo de resíduos, água parada e matéria orgânica.




Queda histórica nos casos

Em 2024, o município registrou 1.651 casos de dengue. Em 2025, o número caiu para apenas 17 registros de casos positivos - sendo quatro importados. A redução superior a 98% reflete a eficácia das ações conjuntas conduzidas pela Prefeitura.




Logística e abrangência

A mobilização envolveu diversos setores e resultou na retirada de 293 caminhões de entulhos e materiais com potencial para se tornarem criadouros. A operação ocorreu em 23 bairros da área urbana, com atenção especial às regiões com histórico de maior incidência, contribuindo ainda para a eliminação de focos de outras arboviroses e animais peçonhentos.




Equipes e estrutura mobilizada

As equipes atuaram de segunda a sábado, com revezamento de profissionais para garantir cobertura constante:

*6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por dia: realizaram visitas domiciliares e orientação à população;

*4 Agentes de Combate à Endemias (ACE) por dia: atuaram no bloqueio de focos e medidas de controle vetorial;

*Empresa contratada: trabalhou com dois caminhões, duas retroescavadeiras e 20 funcionários da empresa contratada, sendo uma semana em cada bairro.

*Cerca de 30 profissionais por semana foram mobilizados, com atuação direta em cada bairro atendido.




A força-tarefa reafirma o compromisso da Prefeitura de Registro com a saúde pública, destacando a importância da união entre governo e comunidade para combater os focos do mosquito e garantir mais qualidade de vida.

A Administração Municipal agradece o empenho de todas as equipes envolvidas e a colaboração dos moradores. Um novo ciclo de combate está previsto para o mês de novembro.

A Prefeitura reforça o apelo: mantenham quintais, áreas e terrenos limpos, sem acúmulo de água parada ou resíduos que possam se transformar em criadouros do mosquito.
Postagem Anterior Próxima Postagem