Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira

Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira


Ação aconteceu na última semana no SP Mais Perto

Cerca de 30 pessoas, entre produtores, produtoras e entusiastas do assunto estiveram presentes no Workshop de Lúpulo promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Cooperativa Central. O evento aconteceu no SP Mais Perto, em Registro-SP.

Durante o workshop, as pessoas participaram de palestras que abordaram temas como os desafios do cultivo do lúpulo no Vale do Ribeira; o cooperativismo e a vantagem competitiva do lúpulo; e a implantação do cultivo do lúpulo e todas as suas características, como a escolha da área, o solo, o plantio, o manejo, as pragas, a colheita e o pós colheita.

“Nosso objetivo foi aprofundar e trocar conhecimentos do cultivo e comercialização do lúpulo, fazer parcerias, promover o networking e orientar o produtor e a produtora sobre preparação e planejamento para reduzir os riscos de fracasso para aqueles que estão iniciando na cultura do lúpulo”, destaca o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), o Brasil é o terceiro colocado no ranking entre os países que mais produzem cervejas no mundo. 

No entanto, o lúpulo tinha sua demanda praticamente toda importada, o que vem mudando nos últimos anos. Conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), a produção no Brasil saltou de 9 toneladas em 2020 para 24 toneladas em 2021, um crescimento de 160%.

"Estamos acompanhando esse aumento da produção brasileira de lúpulo, principalmente no Vale do Ribeira. 

Teremos outras ações em 2024 focadas na cultura do lúpulo para auxiliar no desenvolvimento desse produto na região e colocar o Vale do Ribeira como uma das principais regiões de cultivo do lúpulo no Brasil”, completa Nogueira.

Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira
Sebrae-SP reúne cerca de 30 produtores em Workshop de Lúpulo no Vale do Ribeira


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem