Sarah - Crescimento do mercado de podcast atrai cada vez mais investidores. (editoria economia)
Ana Alice – O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast. (editoria diversos)
Júlia – Os podcast torna-se a extensão dos programas de Tv. (Editoria opinião)
Patrícia – Os Podcast dão espaço para novos empreendedores - editoria empreendedorismo
Um estudo divulgado em 2022, realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, mostrou que com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda.
O fenômeno dos podcasts tem agradado o público brasileiro rapidamente nos últimos anos.
O formato no Brasil, como em outros países, está em crescimento, devido a uma combinação de fatores, incluindo o aumento da popularidade dos smartphones, diversidade de temas, a facilidade de produção, comodidade de consumo e o crescimento de plataformas de streaming.
Hoje os podcasts são pilotados por famosos e anônimos, mas claro que para os famosos virou uma extensão dos programas de televisão, gerando mais visibilidade.
Os podcasts têm vários segmentos, desde entretenimento até informações sobre economia e política nacional e internacional. Em entrevista com Felipe Folli que já é sucesso no mercado de vendas na televisão e mídias off que junto com seu amigo, o jornalista e colunista Flapermelo, estão em crescimento com o Podcast Podtudo e + um pouco, onde já levaram grandes nomes como José Armando Vanucci, Evandro Santo, Kaká Novelas, Alessandro Lo Bianco, Cintia Lima, Caco de Castro entre outros que já estão agendados que também são ícones da tv.
O podcast teve início a alguns meses e não tem parado de crescer em índice de visualizações e trazendo cada vez mais inscritos no canal. Felipe fala que o projeto nasceu na inquietude da pandemia, “Vi o Flapermelo produzindo conteúdo para sua coluna e pensei: Podemos fazer algo com isso, criamos e aconteceu! Começou como áudio, virou live, até chegar ao formato podcast.
Mudamos de nome para ficar mais fácil de ser lembrado pelas pessoas e desde então, tem sido um verdadeiro sucesso.
Começamos despretensiosos, até que, um cliente meu me chamou mostrando um verdadeiro interesse de patrocínio, fechamos um contrato fixo com bons valores por cada episódio, com a chegada de um, a gente sabe que estimula os demais.
Hoje estamos com 2 patrocínios oficiais e em negociações de novos parceiros e apoiadores. A verdade é que um trabalho bem feito repercute e te coloca investidores na sua jornada.”
A verdade é que vários segmentos de podcasts vem nascendo e criando corpo, alguns brasileiros que moram fora do país, também vem fazendo sucesso como o podcast Wall Street Cast pilotado por Bruno Corano, empresário investidor, ex-atleta de motovelocidade, direto de New York e Rafinha Bastos com o podcast Mais que 8 minutos.
A tendência é que o mercado de podcast vai ficar cada vez mais forte e os investidores estão de olho nessa fatia.
Felipe Folli |