Sesc Registro-SP exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo Sesc Registro-SP exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sesc Registro-SP exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo

Sesc Registro-SP exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo


Sessão gratuita será nesta quarta (dia 26 de julho), às 19h, no Teatro. Obra retrata a trajetória do imigrante japonês e arte-educador Takeo Sawada.

Realizado pelo Sesc São Paulo e com direção de Hossame Nakamura, o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo e estreia no Sesc Registro-SP nesta quarta-feira, dia 26 de julho. 

O filme, que terá exibição gratuita às 19h, no Teatro, retrata a trajetória do imigrante japonês e pintor Takeo Sawada (1917-2004) e destaca o intenso trabalho que o arte educador desenvolveu com milhares de crianças durante quase três décadas.

A obra resgata memórias de alunos, familiares e amigos de Takeo Sawada. Também traz imagens de arquivo, muitas delas feitas pelo próprio artista, que ajudam a contar sua jornada no Brasil. 

Sawada chegou do Japão em 1933, com 16 anos de idade, se estabelecendo na região de Presidente Prudente (SP), onde trabalhou na lavoura por 37 anos e também se dedicou às artes como pintor, poeta, escritor e arte-educador. 

Na escola de artes criada por Sawada e que manteve durante 27 anos, o artista ensinou técnicas de pintura para crianças, formando mais de quatro mil alunos.

O documentário foi produzido a partir do projeto “Infindável Viagem: Takeo Sawada, artista e educador”, realizado pelo Sesc de Presidente Prudente, em 2022. Do projeto, faz parte também a exposição À sombra do flamboyant-Takeo Sawada , que apresenta a vida, as obras e as experiências do artista plástico e educador. 

O Vale do Ribeira é a segunda região do Estado que recebe a exposição itinerante, que permaneceu em Presidente Prudente durante vários meses. A mostra está instalada no Sesc Registro-SP desde o início de abril e pode ser visitada até o dia 30 de julho.

Após a exibição do filme nesta quarta (dia 26) haverá um bate-papo entre o diretor Hossame Nakamura e a artista visual e curadora da exposição, Carmo Malacrida. 

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Link para acessar um fragmento do documentário no canal SescTV no YouTube:





Mais sobre Takeo Sawada


Takeo Sawada nasceu em 1917 no Japão e chegou ao Brasil (Rancharia/SP) em 1933, trabalhando inicialmente em lavouras de café e, depois, de algodão. 

Nos anos 1950 adquiriu um sítio na região, onde liderou uma campanha para a construção de uma escola no bairro rural. 

Nos anos 1960 mudou-se para a cidade de Presidente Prudente, onde lecionou língua japonesa no Bunkyo local. Ali também criou e manteve, entre 1974 e 2001, o curso de pintura infantil - muitos de se us alunos foram premiados em concursos nacionais e internacionais de arte infantil. 

Takeo Sawada morreu em 2004, vítima de um acidente de carro. Sua produção artística abrange diferentes gêneros da pintura e também a poesia, com haikais e tankas, e diversos ensaios e escritos. 

Por seus poemas,  em 2004 recebeu, in memorian, um prêmio do Japão; e em 2008, por ocasião dos Cem Anos da Imigração Japonesa no Brasil, recebeu, in memorian, o Diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru.

Serviço
Sesc Registro-SP
Documentário: Takeo Sawada e a criança do próximo passo
Dia 26, quarta, 19h às 20h.
Teatro - Grátis.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Sesc Registro exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo
Sesc Registro exibe o documentário Takeo Sawada e a criança do próximo passo


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem