Mais de 300 custodiados da SAP na região participam do Encceja PPL Mais de 300 custodiados da SAP na região participam do Encceja PPL
Siga nosso Canal no Whatsapp

Mais de 300 custodiados da SAP na região participam do Encceja PPL

Avaliação para os privados de liberdade serve para certificar jovens e adultos nos ensinos Fundamental e Médio

Lucas tem 25 anos e dá os primeiros passos em direção ao sonho de se formar engenheiro civil. Nascido em Praia Grande, o jovem hoje está recluso na Penitenciária de Registro-SP e acaba de concluir o Ensino Fundamental dentro do cárcere. Ele faz parte de um grupo de 368 reeducandos custodiados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que cursam os ensinos Médio e Fundamental em unidades prisionais da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Lucas e os demais participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A prova foi realizada no ano passado e, no total, 153 participantes foram aprovados nas duas regiões.

O ajudante de pedreiro Lucas é um exemplo de quem encontrou na unidade prisional a chance para recomeçar. “A sensação que tenho é de que posso acreditar em mim, que nada está perdido”, declara. “Eu posso continuar lutando pelos meus objetivos. Quero ser um modelo de superação para as pessoas que amo e recuperar o tempo perdido”, reflete.

Agora, o reeducando pensa em continuar os estudos e o próximo passo é concluir o Ensino Médio. “Minha família está orgulhosa e confiante, pois entende que a minha mudança de vida é a prova de um futuro seguro e melhor”, filosofa.

Sobre o Encceja

Realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL serve para certificar, de uma forma mais ágil, participantes que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível.

Em todo o Estado de São Paulo, participaram da certificação do Encceja 18.445 reeducandos, sendo aprovados 3.620 estudantes custodiados.

Mais de 300 custodiados da SAP na região participam do Encceja PPL
Foto: Divulgação/SAP


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem