Alimentação versus Emoções: Confira Alimentos que Podem te Ajudar a Melhorar o Humor e Bem Estar Alimentação versus Emoções: Confira Alimentos que Podem te Ajudar a Melhorar o Humor e Bem Estar - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Alimentação versus Emoções: Confira Alimentos que Podem te Ajudar a Melhorar o Humor e Bem Estar

A alimentação além de ser necessária como combustível para o corpo é evidente a relação entre o alimento e as funções cerebrais, como o humor e outros sentimentos. Em uma entrevista esclarecedora com nutróloga Dra. Marianna Magri Real, podemos observar como a alimentação pode ser fundamental para nos trazer nosso humor de volta. Como explica a Dra:

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, que o organismo não consegue produzir, devendo ser obtido a partir da alimentação. “Esse aminoácido ajuda a sintetiza serotonina, conhecida como o "hormônio do bem estar”, melatonina e niacina e por isso está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade, insônia e pode até mesmo auxiliar no processo de emagrecimento.”

Um estudo feito na Grã-Bretanha analisou os hábitos de 200 voluntários. Em 88% dos casos, as mudanças na dieta, entre outros costumes, como tabagismo e atividade física, conseguiram amenizar os sintomas de transtornos mentais, como ataques de pânico, ansiedade e depressão.


A médica nutróloga Dra. Marianna Magri Real, traz algumas dicas de alimentos com fontes de triptofano:

Banana

A banana ajuda no bom humor. Além disso, possui vitaminas, como a B6, que ajuda a combater a ansiedade e a irritabilidade. Recomenda-se o consumo de cerca de 1 banana ao dia, que pode ser crua ou cozida, com canela.

Mamão

É rico em antioxidantes, substâncias que também têm participação no aumento do bem-estar. Isso sem falar nas fibras, que dão uma força ao funcionamento do intestino, mais um item que melhora o humor.


Peixes

Peixes como salmão, truta, sardinha, atum, por exemplo, aportam gorduras essenciais, como o ômega 3, que o corpo não consegue produzir, este protege a estrutura da membrana celular e os neurônios. Também fornecem proteínas, tirosina, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todos nutrientes favoráveis ao cérebro.

Fermentados

Alimentos e bebidas fermentadas como o Kefir e Kombucha, aqueles que contêm probióticos, ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. O órgão é responsável pela produção de cerca de 90% a 95% da serotonina do corpo, mantê-lo em equilíbrio é importante para a saúde emocional.


Chocolate 70%

Quem já experimentou, sabe consumir um pedaço já melhora rapidamente o humor. O triptofano está presente nas sementes de cacau, por isso que, quanto mais amargo e cacau o doce tiver, mais benefícios ao nosso bem estar.


Mel

O mel também é fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar, Favorecendo a sensação de prazer e a disposição. Use com moderação.


Melancia

Conta com o combo triptofano e vitamina C, excelente antioxidante que ajuda a combater o estresse físico e emocional. É recomendado o consumo de uma fatia média de melancia diariamente.


A Dra. Marianna Magri Real finaliza alertando sobre a importância do consumo de água, a ingestão de água auxilia na produção de endorfina e serotonina, que têm efeito calmante e que são responsáveis pelo bom humor, relaxa e elimina a ansiedade e também diminui os níveis de adrenalina e cortisol responsáveis pelo estado de tensão.

Alimentação versus Emoções: Confira Alimentos que Podem te Ajudar a Melhorar o Humor e Bem Estar



Dra.Marianna Magri Real:

Marianna é médica, Paranaense, atuando no mercado de saúde em São Paulo há mais de cinco anos, sempre foi uma entusiasta da culinária e alimentação saudável. Estuda sobre o tema, há mais de 20 anos, desde a sua infância.

Atuou com renomados nutrologistas do Brasil e do exterior, com os quais adquiriu enorme conhecimento e experiência clínica, principalmente nas áreas de diagnóstico por imagem, nutrologia, medicina integrativa, emagrecimento, acompanhamento de pacientes pré e pós-cirúrgico (bariátrica) transformando vidas, com ênfase na medicina personalizada.

https://instagram.com/dramarireal?utm_medium=copy_link



Previsões da semana:

Previsões da semana:



Aries

É tempo de organizar sua vida, não tenha medo de nada, você está forte suficiente para conquistar teus objetivos, mesmo que nesse momento esteja com as mãos atadas, mas vai passar. Cuidado com brigas familiares.

Touro

Evite mexer com dinheiro, semana complicada para as finanças, procure ficar longe de empréstimos ou pessoas que querem firmar compromissos financeiros, momento de espera.

Gêmeos

Não corra riscos no trabalho, pense muito antes de tomar uma atitude, cuidado, você está sendo observado, faça sua parte e deixe que cada um faça a sua. Invista mais no amor esse é um bom momento.

Câncer

Não tenha medo do amanhã, as incertezas estão no caminho de todos, você não está sozinho nessa luta, siga seu coração esse é um bom momento para suas a emoção.

Leão

Estamos vivendo um momento é único em nossas vidas, então pense se vale a pena deixar se levar por pequenas desavenças, pense muito nisso, afinal perder tempo com isso não vai trazer nenhum crescimento, procure ser feliz e acalme seu coração.

Virgem

Você precisa ter mais calma, todos estão com incertezas sobre o futuro, lembre-se disso e tenha mais foco e encontrará solução para tudo, até problemas bem antigos, siga em frente tenha força e principalmente fé.

Libra

Faça suas escolhas, e deixe que cada um faça as suas, lembre-se que todos estão com os mesmo sentimentos que você, não olhe só para seu umbigo, será um grande erro achar que só você tem problema, pense nisso.

Escorpião

Não fique triste com as dificuldades, elas existem justamente para tornar suas convicções mais fortes. Cuidado com brigas no amor, você não está sempre com toda razão.

Sagitário

Faça sua parte, cuide de você da sua saúde mental e física, o momento é de cuidados. Quem sabe você estando forte não poderá olha para o lado e fazer algo que pode mudar o dia a dia de alguém? Pense nisso.

Capricórnio

Agir por impulso pode trazer aborrecimento, cuidado, pense muito antes de agir, essa será a maneira mais fácil de lidar com o desconhecido. Procure ocupar sua mente com pensamentos positivos, isso vai fazer bem para sua alma.

Aquário

Sua semana vai ser uma mistura de medo com vontade de mudar, aproveite a vontade de mudar e divida mais o seu tempo com as pessoas que você ama nada de perder tempo com sentimentos do passado, já foi, agora é hora de olhar para frente. Cuide mais de sua saúde.

Peixes

Viva com a certeza de que tudo vai dar certo, não deixe que a negatividade de outras pessoas entre na sua mente, isso só vai lhe trazer preocupações e sua saúde mental será afetada.





















Postar um comentário

0 Comentários