Documentário Vasco de Americana-SP – Um cruz maltino de glórias é lançado em site Documentário Vasco de Americana-SP – Um cruz maltino de glórias é lançado em site
Siga nosso Canal no Whatsapp

Documentário Vasco de Americana-SP – Um cruz maltino de glórias é lançado em site

O webdocumentário do Vasco da Gama de Americana (SP) foi oficialmente lançado no dia 21 de janeiro e pode ser acessado por meio do site http://ovasquinhodeamericana.com

Documentário “Vasco de Americana-SP – Um cruzmaltino de glórias” é lançado em site
Documentário “Vasco de Americana-SP – Um cruzmaltino de glórias” é lançado em site


Este é o primeiro grande trabalho de resgate ao conhecido “Vasquinho”, fundado em 1950 e que entrou no futebol profissional em 1966, alcançando três anos depois, no dia 20 de abril, o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (a 3ª estadual). Conhecida como “Dragão da Conserva”, a agremiação mudou de nome em 1976 para Americana Esporte Clube e em 1979 se fundiu ao tradicional Rio Branco Esporte Clube. 

No site, o internauta pode conferir fotos, reportagens e 1h53 de material audiovisual (documentário) dos momentos mais importantes do Vasco da Gama – reunindo entrevistas e imagens de arquivo.

O diretor e produtor do projeto, Gabriel Pitor, explicou o que é o webdocumentário: “O webdocumentário é uma modalidade relativamente nova e que é muito semelhante às matérias transmídias dos grandes jornais e editoras. Basicamente, você une o audiovisual a vários outros recursos como textos, fotos, infográficos e com a finalidade de ter um conteúdo mais aprofundado. E acho que isso é muito importante para retratar a história do Vasco, porque não há muitos vídeos relacionados ao clube, até pela época em que ele esteve ativo. Então, unindo texto, fotos e declarações dos personagens, podemos reconstruir a história do cruzmaltino americanense com uma profundidade muito boa e com muitos detalhes.”

O webdocumentário foi dividido em seis momentos históricos com um total de oito capítulos: 1 – “A fundação do EC Vasco da Gama”, com um capítulo; 2 – “Os títulos amadores do Vasco: 1955 e 1965”, com dois capítulos (sendo que cada um retrata um ano do título de Americana do Vasco); 3 – “A glória maior: o título da Segunda Divisão de 1968”, com dois capítulos; 4 – “Victório Scuro: a fortaleza do Vasco” (que conta a construção do estádio localizado na Vila Rasmussen e a posterior mudança para o Estádio Décio Vitta); 5 – “A vitória sobre o Palmeiras de Leão em 1969”, com um capítulo; 6 – “A troca de nome para Americana EC e a fusão com o Rio Branco”, com um capítulo. O webdoc ainda conta com dois extras: um com curiosidades da história do Vasco e outro que consiste em um memorando ao jogador Marco Antônio Gobbo, que faleceu atuando pelo cruzmaltino em uma partida contra o Nacional, em 1974.

Ao todo, são 17 entrevistados, entre eles o narrador esportivo Antônio Edson, o “Tonicão”, da Rádio Central AM de Campinas e que passou por meios de comunicação consagrados do país; o ex-prefeito de Nova Odessa, José Mário Moraes; o conhecido preparador físico Fred Smania, que passou por equipes como Palmeiras, Atlético Mineiro e São Caetano; além do ídolo do Vasquinho e ex-jogador da Ponte Preta, Aírton José Spina, o “Tuti”.

Gabriel Pitor e Aírton José Spina, o “Tuti”

“São quase duas horas de material editado e com muitos entrevistados. Isso sem contar as fotos e os textos. Eu selecionei os principais capítulos da história do time, senão teríamos um material gigante. Acho que esse webdocumentário é o primeiro passo para o resgate de toda a história do cruzmaltino. O Vasquinho foi um time muito simples e que ganhou uma proporção que seria inimaginável na sua fundação. Então, é um prazer retratar a história do Vasco com a mesma simplicidade, mas com a profundidade e com a beleza de sua trajetória”, afirmou Pitor.
O webdocumentário “Vasco de Americana – Um cruzmaltino de glórias” teve direção geral e produção de Gabriel Pitor, consultoria de Maria Cristina Gobbi, gravação e direção de imagem de Gabriel Luiz Fioravanti, edição de Gabriel Pitor e desenvolvimento web de Luis Cereda. O trabalho também contou com o apoio do Colorado Esporte Clube com a disponibilização do estádio Victório Scuro para as gravações.

LIVRO DO VASCO, O PRÓXIMO PASSO

Este pode ser um ano ainda mais relevante para o resgate histórico do futebol de Americana, já que o livro/almanaque “Vasco de Americana – Um traço de união paulista-carioca” tem previsão para a sua publicação em dezembro de 2019.

O livro terá a autoria de Gabriel Pitor: “Este é outro trabalho de resgate e que será ainda mais completo. Nele, colocarei todos jogos, todas as fichas técnicas, todos os dados de jogadores – quantas partidas, quantos gols -, todas as biografias de pessoas que passaram pelo Vasco, atas e documentos. Será um livro completo e inspirado nos grandes clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e outros. Espero poder cumprir a promessa desse material que já vem sendo pesquisado e produzido por mim há quatro anos.” 

Mais informações:
Para mais informações sobre o webdocumentário ou sobre o futuro livro
Gabriel Pitor Oliveira
(19) 98221-4910
gabrielpitor@gmail.com


Postagem Anterior Próxima Postagem