Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo

A duas horas de São Paulo capital, Reserva proporciona experiência de imersão, atividades ao ar livre e contato com a natureza

Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo  (créditos da foto Pedro Ferreira)
Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo  (créditos da foto Pedro Ferreira)

A folia do bloquinho, neste ano, pode ser na floresta. O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, elaborou uma programação especial de carnaval com trilhas, cachoeiras, atividades aquáticas e experiência gastronômica para quem quer aproveitar o feriado com diversão e sem perrengue.

Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo  (créditos da foto Andréia Pires )
Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo  (créditos da foto Andréia Pires )


A duas horas de São Paulo capital, o Legado das Águas oferece uma imersão na floresta com comodidade, tranquilidade e segurança, contando com pousada, restaurante e guias experientes. Para o carnaval, a programação inclui algumas das atividades mais buscadas pelos turistas na Reserva.

As trilhas permitem a contemplação de árvores gigantes, encontro com espécies raras da flora nativa, além de conhecer a floresta que abriga animais emblemáticos da Mata Atlântica, como o cachorro-vinagre, a anta (com um pouco de sorte é possível avistá-la na estrada da Reserva), a onça-parda, tamanduá-mirim e muitos outros. 

Além disso, há o “trio elétrico” formado por aves e pássaros das mais variadas espécies e cores, espetáculo que pode ser assistido e escutado enquanto o turista aprecia o seu café da manhã ou almoço no restaurante do Legado das Águas.

As atrações estão organizadas em duas opções: três ou quatro dias. Ambos os pacotes incluem alimentação e hospedagem na Reserva. Os pacotes podem ser conferidos


A programação inclui:


Sexta-feira 13/02

08h00 – Manhã livre para atividades autoguiadas

13h30 – Trilha Copaíba - Mirante do Sinal

18h30 – Início do jantar

19h30 - Imersão Noturna

20h30 – Fim do jantar

Sábado 14/02

08h00 – Canoagem

13h30 – Rafting

18h30 – Jantar especial – Comida de Buteco

Domingo 15/02

08h00 – Cachoeira Dezembro

12h00 – Almoço especial – Churrasco com música ao vivo

Segunda-feira 16/02

08h00 – Imersão Aquática

12h00 – Almoço especial – Mix de saladas

13h30 - Cachoeira Tamanduazinho

Terça-feira 17/02

08h00 – Canoagem

13h30 – tarde livre para checkout

Carnaval com impacto positivo

De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, a programação foi pensada para proporcionar conexão com a natureza, mas também para reforçar o impacto do turismo de natureza como motor de desenvolvimento sustentável.

“Atualmente, 100% dos guias, e mais de 70% das demais frentes de trabalho do Legado das Águas emprega pessoas das comunidades onde a Reserva está inserida. 

Ao mostrar o potencial do Vale do Ribeira como um destino para aproveitar momentos especiais como o carnaval e outros feriados prolongados, não só o Legado está sendo beneficiado, mas toda a região. 

Isto é, além de o turista estar praticando uma atividade que traz uma série de benefícios para saúde mental e física, também está viajando com propósito, impactando positivamente no desenvolvimento sustentável. 

Portanto, a nossa programação foi pensada para que as pessoas comecem um novo ano com um sentimento bom, positivo e transformador”, finaliza.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. 

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Auren.

É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. 

Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem