Empreendedores participaram do Inova Olhar, solução do Sebrae-SP que conecta pequenas empresas a negócios já consolidados
Empresárias e empresários do setor de gastronomia do Vale do Ribeira enfrentaram o dia frio e nublado em São Paulo para buscar inovação para seus negócios.
Pelo Inova Olhar do Sebrae-SP, 14 empreendedores realizaram visitas técnicas a seis empreendimentos de referência no setor de alimentação na última quarta-feira (2).
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Thiago Rodrigues, destaca que o Inova Olhar oferece aos empresários a oportunidade de conhecer estabelecimentos inovadores em busca de ideias e experiências práticas para implementar novas estratégias e modelos de negócios em seus próprios empreendimentos.
“O objetivo é ampliar a percepção dos empresários sobre boas práticas de atendimento, projetos sensoriais, tendências de mercado e inovações, além de oferecer conhecimento prático para aprimorar os negócios”, explica Thiago.
Para a farmacêutica e empresária Priscilla Nunes Berbigão, o Inova Olhar representa um divisor de águas.
“Estou reformulando um negócio na cidade de Ilha Comprida e a parceria com o Sebrae Vale do Ribeira proporcionou esse dia maravilhoso com vivências técnicas, motivação e vários cases de sucesso para que a gente possa se inspirar e melhorar a nossa rotina de trabalho e os nossos negócios. Só tenho a dizer gratidão pela oportunidade”, revela.
Professora de História em Registro, Ângela dos Santos Martinez sempre gostou de cozinhar. Há um ano, ela se dedica também à produção de antepastos, geleias e tortas que valorizam os produtos regionais, como o palmito pupunha.
No Inova Olhar, ela despertou novas ideias que podem agregar valor a seus produtos artesanais.
“Desde a linha vegana e vegetariana, que combinam com o meu estilo mais saudável, até as questões de espaço, sustentabilidade e inclusão, foi uma experiência muito proveitosa. Principalmente para os novos empreendedores como eu, que não sabem muita coisa ainda, a gente sempre pode aprender mais”, conta ela.
“As visitas foram ótimas. Eu realmente consegui perceber o cuidado na escolha de cada lugar, para que a gente pudesse ter experiências novas.
Estabelecimentos que pudessem despertar criatividade, inovação e imaginação. Eu saio muito feliz e com a cabeça cheia de ideias”, revela a empreendedora Renata Salgado. Ela trabalha com buffet há dez anos e há nove meses abriu um bistrô em Pariquera-Açu.
Os participantes do Inova Olhar visitaram seis estabelecimentos com propostas diferentes de gastronomia em São Paulo: Gael Cozinha Mestiça, Nectar Natural Fast Food, Notoriuns Fish, Coliseum, Il Sordo (sorveteria) e Bob Esponja Burguer.
Em cada empresa, eles foram recepcionados pelos proprietários ou gerentes que, além de apresentarem a proposta e a história do local, também se colocaram à disposição para responder aos questionamentos.
Sabores do Ribeira
Os empresários integram o Programa Sabores do Ribeira, que faz parte do Selo de Qualidade para o Turismo 2025, também realizado pelo Sebrae-SP.
Além das visitas técnicas, eles também participaram do curso de Engenharia de Cardápio, no dia 26 de junho, onde tiveram acesso a técnicas de análise da popularidade e lucratividade dos pratos, desenvolvimento de fichas técnicas, classificação dos pratos e estratégias para criar um cardápio mais atraente e eficiente.
“A gastronomia é um pilar importante para o desenvolvimento da região, que busca inovação e agregação de valor intensificando a marca território ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’, buscando conectar referências no segmento de grandes centros aos produtos regionais, oportunizando atrair novos consumidores locais e de outras regiões para o Vale do Ribeira”, enfatiza a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.
Para conhecer mais sobre o plano de economia criativa ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ no site: https://dagostoserdoribeira.sebraesp.com.br/.