Vale do Ribeira - A história da Rede Graal começa no dia 20 de setembro de 1974, quando foi inaugurado o primeiro posto de gasolina e restaurante com serviço, o Graal Petropen, localizado no km 461 da rodovia Régis Bittencourt, no município de Pariquera-Açu.
50 anos se passaram e o Graal se tornou o maior grupo de autopostos rodoviários do Brasil, com mais de 60 unidades.
Exata meia década depois da fundação, no dia 20 de setembro de 2024, o Graal realizou um evento, na casa onde tudo começou, para comemorar a trajetória de sucesso.
Reuniu mais de 200 convidados, entre colaboradores, fornecedores, autoridades locais e representantes de associações do Vale do Ribeira.
Para marcar esse especial momento e fazer uma homenagem à colônia japonesa presente na região, o Graal Petropen inaugurou um Jardim Japonês, cuja iniciativa foi realizada em parceria com Bunkyo – Associação Cultural Nipo-Brasileira em Registro, inclusive com a tradicional cerimônia do chá.
O jardim e é composto por diversos elementos da cultura japonesa, como as vegetações típicas, cascata, lago com carpas ornamentais, cercas de bambus, lamparinas (tōrōs), além do simbolismo religioso representado por Buda e a beleza do Torii, um portal que indica a entrada a um santuário sagrado. No centro do jardim há um Bonsai de pinheiro preto (kuro matsu) de 54 anos!
O nome do jardim, Nakatsugawa Garden, é uma homenagem à cidade japonesa localizada na província de Gifu que mantém laços e um convênio de cidade-irmã com a cidade de Registro, considerada a cidade “marco da colonização japonesa” no Brasil.
“Procuramos ser o mais fiel possível aos verdadeiros jardins japoneses. Cada elemento foi cuidadosamente pensado para compor o espaço.
Estamos felizes em presentear a colônia japonesa que nos acompanha há 50 anos, desde que foi fundado o primeiro autoposto da rede”, afirma Fabrício Arduino de Magalhães, gerente do Graal Petropen.
O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão e foi no Vale do Ribeira, em 1913, que se iniciou a primeira colonização japonesa em terras brasileiras.
Presenças ilustres:
Marcaram presenças no evento os fundadores e os seus familiares, representantes do governo japonês, a comitiva do Bunkyo de São Paulo, várias autoridades da capital São Paulo e do Vale do Ribeira, como os prefeitos das Câmaras Municipais de Pariquera-Açu e de Registro, bem como os presidente do Bunkyo de São Paulo, Sr. Renato Ishikawa, a presidente do Convênio das Cidades Irmãs de Registro, a Sra. Lina Shimizu, e do Bunkyo de Registro, o eng. Kunihiko Takahashi, autor do projeto do jardim japonês.
Rede Graal inaugura Jardim Japonês em sua primeira unidade, em comemoração aos seus 50 anos (Créditos da imagem: Vagner Assanuma) |