Artistas circenses chegam à Barra do Turvo neste fim de semana Artistas circenses chegam à Barra do Turvo neste fim de semana
Siga nosso Canal no Whatsapp

Artistas circenses chegam à Barra do Turvo neste fim de semana

Espetáculo e oficina de palhaçaria fazem parte da programação cultural gratuita


Com o objetivo de levar a arte circense de rua para cidades interioranas de São Paulo, o Duo Caponata chega neste sábado (18), à Barra do Turvo, com o projeto “Em busca de circular no nosso quintal”, oferecendo uma oficina de circo e palhaçada, além de uma apresentação do espetáculo de circo teatro de rua "Em busca de?". 

As atividades são abertas ao público e a apresentação conta com intérprete de Libras. 

O espetáculo "Em busca de?" que faz uso de técnicas de malabares, bambolê e magia cômica, apresenta uma pesquisa baseada no palhaço em sua essência, ou seja, faz um jogo de cena direto com o espectador, onde o público participa ativamente do trabalho, conduzido pela inocência e lógica inversa do personagem.

De acordo com a atriz do projeto, Bianca Fina (palhaça Pomodora Bamboleta), dentro da arte circense, o palhaço é o mais próximo do espectador, isso porque acontece uma identificação com as vivências do dia a dia e a partir disso, é possível criar uma liberdade maior entre artista e público, fatores que impactam na receptividade do espetáculo. 


"Sempre buscamos o fazer artístico democraticamente, por isso escolhemos a rua como palco, pois entendemos que é um lugar de maior democratização artística, ou seja, não restringe público, idade ou classe social", completa Bianca. 

Depois de viajar por 12 estados brasileiros e fazer mais de 60 apresentações de maneira totalmente independente, com o projeto "Em busca de?", a dupla composta por Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas) e Bianca Fina, teve a oportunidade de vivenciar experiências com diferentes culturas, principalmente em cidades menores. 

Partindo dessa experiência, o duo entendeu a necessidade de levar o projeto para municípios com pouco acesso à diversidade e cultura. 


"Queremos levar nosso trabalho para somar com a cultura local dessas regiões afastadas de capitais e metrópoles, pois sabemos que todos os lugares possuem suas culturas e tradições, e poder conhecê-las ao mesmo tempo que compartilhamos nossa arte, é o que nos motiva e nos faz continuar aprendendo dia após dia", relata o produtor Samir Jaime.


E com o objetivo de fomentar ainda mais a linguagem do circo, além do espetáculo, o duo também ministrará uma oficina de circo e palhaçada gratuita para artistas e não artistas, aberta a todas as idades. 


Programação:

Sábado, dia 18, na cidade de Barra do Turvo, das 13h30 às 15h30, acontece a oficina de circo e palhaçada, na Rua Francisco Paula Souza, 42 (Fundo social); e às 17h, apresentação do espetáculo de circo-teatro “EM BUSCA DE?”, na Rua Odorico Cardozo dos Santos, Centro.

O projeto "Em busca de circular no nosso quintal" foi contemplado pelo edital de circulação do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) 2023.


Próximas apresentações:

Ribeirão Branco - 19/05

Serra Azul - 31/05

Altair - 01/06

São José da Bela Vista - 02/06

Guzolandia - 29/06

Marabá Paulista - 30/06

Fonte: Portal Ribeira

Artistas circenses chegam à Barra do Turvo neste fim de semana
Artistas circenses chegam à Barra do Turvo neste fim de semana 





Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem