Consórcio Novo Litoral vence leilão para melhorias no Litoral Paulista Consórcio Novo Litoral vence leilão para melhorias no Litoral Paulista
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Consórcio Novo Litoral vence leilão para melhorias no Litoral Paulista

Investimento de R$ 4,3 bilhões promete modernizar rodovias e gerar mais de 24 mil empregos na região litorânea e grande São Paulo


O Lote Litoral Paulista foi adquirido pelo Consórcio Novo Litoral, que apresentou uma oferta com deságio de 10,17% sobre as contraprestações anuais do governo estadual. 

O leilão, que ocorreu na sede da B3 em São Paulo, prevê um investimento de R$ 4,3 bilhões para melhorar os trechos que conectam o Alto Tietê ao litoral sul de São Paulo.

A Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI) lidera o consórcio vencedor. A Acciona, uma empresa espanhola, também participou da licitação, mas ofereceu apenas 1% de deságio e não conseguiu superar a oferta do Novo Litoral.

Sobre o trecho leiloado e os investimentos planejados


A concessão, que é uma Parceria Público-Privada com duração de 30 anos, contempla investimentos de R$ 4,3 bilhões para a realização de obras estruturais e melhorias nas rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).

Os trechos percorrem as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

Estão planejados mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas adicionais para ultrapassagem e 47 km de acostamentos. Além disso, serão construídos 73 km de ciclovias e 27 novas passarelas para pedestres. 

A concessão também prevê serviços como assistência por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

Além disso, o projeto inclui a implementação do sistema automático livre para o pagamento de tarifas de pedágio, também conhecido como Free Flow. 

Este modelo permite que os motoristas circulem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio e oferece tarifas mais justas de acordo com o trecho percorrido.

E mais: a concessão deve criar mais de 24 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. A estimativa de empregos que serão criados leva em consideração o tempo e o investimento das obras, bem como a duração da concessão.

Para Milton Persoli, Diretor-geral da Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), este leilão representa um marco importante no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária estadual.

De acordo com Persoli, o projeto não apenas moderniza nossas rodovias, mas também impulsiona o crescimento econômico e a qualidade de vida em toda a região litorânea e grande São Paulo.

Fonte: Portal Rodonews GVR

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