Sabesp no Vale do Ribeira

Sabesp no Vale do Ribeira


Em 12 de maio de 1972 foi constituída a Companhia Regional de Água e Esgoto do Vale do Ribeira (Sanevale)

Em 1973, o Governo Federal instituiu o Plano Nacional de Saneamento (Planasa). No mesmo ano, em 1º de novembro, foi criada a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Incorporada pela Sabesp em 1975, a Sanevale tornou-se a Superintendência Regional do Vale do Ribeira, passando ao longo dos anos por reestruturações. 

Em 1995, buscando maior eficiência e qualidade, profissionais da Unidade de Negócio Vale do Ribeira começaram a desenvolver um produto pioneiro de automação das Estações de Tratamento de Água (ETAs): o Aqualog, que se tornou realidade em junho de 1996, com o início da operação da primeira ETA automatizada do Brasil, em Tapiraí. 

Com essa nova tecnologia, em 2004 todas as ETAs do Vale do Ribeira estavam automatizadas e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Registro.

Em 2006 e 2007, oficializaram-se os contratos do Programa Metas da Universalização do Saneamento, que vigoram até os dias de hoje. 

Nos anos de 2014 e 2015, com a crise hídrica, o Vale do Ribeira passou a fornecer água para tratamento e abastecimento de mais de 2 milhões de pessoas da região oeste metropolitana, através do Sistema São Lourenço. 

Desde o início, a Sabesp tem ampliado os serviços para a universalizar o saneamento, incluindo áreas isoladas. A atuação histórica da Sanevale e Sabesp resultou num valor intangível para a região, ao longo desses anos. 

A Sabesp capta, trata e distribui água potável e afasta e trata os esgotos, contribuindo significativamente para a preservação dos mananciais. 

Atualmente, a Unidade de Negócio Vale do Ribeira é responsável por operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 23 municípios, onde os índices de atendimento são: 100% de cobertura de abastecimento de água, 91,2% de cobertura de coleta de esgoto na área atendível pela Companhia e 100% de tratamento do esgoto coletado. São 1.850 km de rede de água e 1.146 km de rede coletora de esgoto.

Com muito trabalho, a Sabesp segue garantindo água de qualidade para mais de 360 mil pessoas no Vale do Ribeira

Nos últimos quatro anos foram investidos cerca de R$ 200 milhões na região. Além disso, projetos, melhorias e obras estão em andamento num esforço mútuo para levar saúde e assegurar um futuro sustentável.

Sabesp no Vale do Ribeira
Sabesp no Vale do Ribeira



Postagem Anterior Próxima Postagem