Sabesp no Vale do Ribeira Sabesp no Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sabesp no Vale do Ribeira

Sabesp no Vale do Ribeira


Em 12 de maio de 1972 foi constituída a Companhia Regional de Água e Esgoto do Vale do Ribeira (Sanevale)

Em 1973, o Governo Federal instituiu o Plano Nacional de Saneamento (Planasa). No mesmo ano, em 1º de novembro, foi criada a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Incorporada pela Sabesp em 1975, a Sanevale tornou-se a Superintendência Regional do Vale do Ribeira, passando ao longo dos anos por reestruturações. 

Em 1995, buscando maior eficiência e qualidade, profissionais da Unidade de Negócio Vale do Ribeira começaram a desenvolver um produto pioneiro de automação das Estações de Tratamento de Água (ETAs): o Aqualog, que se tornou realidade em junho de 1996, com o início da operação da primeira ETA automatizada do Brasil, em Tapiraí. 

Com essa nova tecnologia, em 2004 todas as ETAs do Vale do Ribeira estavam automatizadas e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Registro.

Em 2006 e 2007, oficializaram-se os contratos do Programa Metas da Universalização do Saneamento, que vigoram até os dias de hoje. 

Nos anos de 2014 e 2015, com a crise hídrica, o Vale do Ribeira passou a fornecer água para tratamento e abastecimento de mais de 2 milhões de pessoas da região oeste metropolitana, através do Sistema São Lourenço. 

Desde o início, a Sabesp tem ampliado os serviços para a universalizar o saneamento, incluindo áreas isoladas. A atuação histórica da Sanevale e Sabesp resultou num valor intangível para a região, ao longo desses anos. 

A Sabesp capta, trata e distribui água potável e afasta e trata os esgotos, contribuindo significativamente para a preservação dos mananciais. 

Atualmente, a Unidade de Negócio Vale do Ribeira é responsável por operar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 23 municípios, onde os índices de atendimento são: 100% de cobertura de abastecimento de água, 91,2% de cobertura de coleta de esgoto na área atendível pela Companhia e 100% de tratamento do esgoto coletado. São 1.850 km de rede de água e 1.146 km de rede coletora de esgoto.

Com muito trabalho, a Sabesp segue garantindo água de qualidade para mais de 360 mil pessoas no Vale do Ribeira

Nos últimos quatro anos foram investidos cerca de R$ 200 milhões na região. Além disso, projetos, melhorias e obras estão em andamento num esforço mútuo para levar saúde e assegurar um futuro sustentável.

Sabesp no Vale do Ribeira
Sabesp no Vale do Ribeira



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem