Festival de Cinema Italiano Festival de Cinema Italiano
Siga nosso Canal no Whatsapp

Festival de Cinema Italiano

Festival de Cinema Italiano


Dos dias 10 de novembro a 09 de dezembro, a Biblioteca “Prof. Dr. Mauro Donizeti Tonasse” irá realizar sessões de cinema abertas a toda a comunidade. 

A biblioteca da Unesp, junto ao Petra Belas Artes e outras salas espalhadas por sessenta cidades do país, sediará o Festival de Cinema Italiano, que é uma iniciativa da Italcam - Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Itália no Brasil.

Acolher o Festival de Cinema Italiano vem ao encontro da preocupação da biblioteca em ser também um espaço de lazer, cultura e sociabilidade que alcance não apenas os estudantes da Unesp, mas também a população de Registro-SP e região do Vale do Ribeira, que poderão assistir a filmes recém-lançados, além de outros, já clássicos.

As sessões ocorrerão às 18h15. Nelas serão exibidos filmes dos mais diversos gêneros. Confira abaixo a programação da primeira semana:

  • 10.11 - sexta - 18h15 - “Primadonna” (Primadonna)

Direção: Marta Savina
Elenco: Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura
País: Itália / França
Ano: 2022
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. 

Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.


  • 14.11 - terça- 18h15 - “A invenção de um crime” (Il signore delle formiche)

Direção: Gianni Amelio
Elenco: Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese
País: Itália
Ano: 2022
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos

Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. 

Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante. 

O filme foi apresentado no 79o Festival de Cinema de Veneza vencedor do Prêmio Brian, NuovoImaie Talent Award para Leonardo Maltese.


  • 16.11 - quinta - 18h15 - “A última noite de Amore” (L’Ultima notte di amore)

Direção: Andrea Di Stefano
Elenco: Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 124 minutos
Gênero: Thriller
Classificação: 16 anos

Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. 

Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. 

E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. 

Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.

  • 17.11 - sexta - 18h15 - O primeiro dia da minha vida (Il primo giorno della mia vita)


Direção: Paolo Genovese
Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 121 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 16 anos

Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. 

Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências. Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo ao redor parece desmoronar.

A biblioteca da Unesp fica na R. Nelson Brihi Badur, n. 430 – Vila Tupi – Registro e está de portas abertas para a comunidade, no momento oferecendo consulta local a seu acervo e demais atividades culturais.

Festival de Cinema Italiano
Festival de Cinema Italiano




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem