Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Siga nosso Canal no Whatsapp

Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia


Seletiva on-line é composta por três provas previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro; 1.018 jovens matriculados em escolas da Seduc-SP estão na lista

Depois da disputa nacional, chegou a vez de definir as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024. 

Em todo Brasil, mais de 28 mil estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais (9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série) de escolas públicas e particulares foram pré-selecionados para as provas da fase on-line. 

Desses, 1.018 estão matriculados em unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) da rede estadual, sendo três no Vale do Ribeira – veja tabela no final do texto.


Estão na lista da seletiva os estudantes do nível 4 (Ensino Médio) que obtiveram nota igual ou superior a sete e os do nível 3 (9º ano) com nota igual ou superior a nove na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia. 

Como as etapas internacionais serão realizadas ao longo de 2024, é importante que os participantes tenham menos de 20 anos de idade e não estejam cursando disciplinas de grau universitário no próximo ano.

A fase on-line é dividida em três provas obrigatórias, entre os meses de outubro, novembro e dezembro. 

Para cada exame, os estudantes têm o prazo de duas horas para resolução das atividades. O grau de dificuldade das questões aumenta da primeira para a segunda e da segunda para a terceira prova.


Evento

Data


1ª prova on-line (P1)

20/10/2023


2ª prova on-line (P2)

17/11/2023


3ª prova on-line (P3)

15/12/2023


Serão convidados para a fase presencial entre 150 a 200 jovens com as melhores médias nas três provas on-line. Prevista para março de 2024, no município de Barra do Piraí (RJ), a etapa inclui avaliações teóricas, observacionais reais ou planetário e de carta celeste. 

Ao fim, a comissão definirá o grupo de 40 estudantes que deve participar do Treinamento 2024, incluindo cinco meninas do Ensino Médio, cinco estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio com as maiores pontuações na seletiva.


Os treinamentos também terão caráter classificatórios, uma vez que escolherão as duas equipes brasileiras representantes da XVII IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) e da XVI OLAA (Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica). 


O regulamento completo está disponível em www.oba.org.br/site.


Campinas e Sorocaba são destaques da rede



Na rede estadual paulista, as regiões de Campinas e Sorocaba lideram o ranking com o maior número de escolas e estudantes pré-selecionados. Em Campinas, chegam à etapa 80 unidades e 174 alunos. 

Entre elas, a Escola Estadual José Maria Matosinho (Campinas), a Escola Estadual Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista (Indaiatuba) e a Escola Estadual Professor Cyro de Barros Rezende (Valinhos). Cada uma como seis candidatos aprovados para a etapa on-line.


Em Sorocaba, são 47 unidades e 121 estudantes. Destaque para a Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, em Fartura, onde 12 jovens matriculados integram a lista final. 

São também da região a Escola Estadual Anthenor Fruet (Itu) e a Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga (Piraju) com nove e oito selecionados, respectivamente.


XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia


São Paulo fechou a XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia com mais de 1.300 medalhas nos quatro níveis da competição (nível 1 – 1º ao 3º ano do Fundamental I; nível 2 – 4º ao 5º ano do Fundamental I; nível 3 – 6º ao 9º no do Fundamental II; e nível 4 – Ensino Médio).


Relação de cidades e escolas com estudantes pré-selecionados no Vale do Ribeira



  • Juquiá

Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta

  • Miracatu

Escola Estadual Professor Armando Gonçalves

Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Três estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem