Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira
Siga nosso Canal no Whatsapp

Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira

Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira


Cajati, Miracatu, Itariri, Iguape, Juquiá, Ilha Comprida, Pedro de Toledo, Barra do Turvo e Eldorado recebem as atrações culturais gratuitas, entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.


Projeto itinerante do Sesc São Paulo, a edição 2023 do Circuito Sesc de Artes está chegando nas cidades do Vale do Ribeira com muita música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias. 

A programação gratuita começa neste fim de semana (dias 21 e 22 de outubro) e segue até o final de novembro percorrendo nove cidades da região: Cajati, Miracatu, Itariri, Iguape, Juquiá, Ilha Comprida, Pedro de Toledo, Barra do Turvo e Eldorado. A realização é do Sesc São Paulo, em parceria com Prefeituras municipais e Sindicatos do comércio, serviços e turismo locais.


Serão atendidas duas cidades em cada final de semana (sábados e domingos), com dois roteiros de programações diferentes que acontecem em praças públicas no período das 16h às 20h. 

O Vale do Ribeira e a Baixada Santista recebem os Roteiros 11 e 12, com espetáculos, shows, intervenções, mediações de leitura e oficinas, totalmente gratuitos e abertos a todos os públicos.


Cajati recebe as atrações neste sábado, dia 21 de outubro, seguido por Miracatu, no domingo (dia 22). Em Itariri, o Circuito chega no dia 28 (sábado) e estará em Iguape no domingo (dia 29). No dia 11 de novembro (sábado) será a vez de Juquiá receber as atividades, e depois Ilha Comprida, no dia 12 (domingo). 

Em 18 de novembro (sábado) as apresentações acontecem em Pedro de Toledo. No último final de semana de novembro, as atrações estarão em Barra do Turvo (dia 25), finalizando o Circuito em Eldorado, no dia 26 de novembro.


Música, dança, circo, cinema e muito mais



Entre outras diversas atividades, as cidades de Cajati, Miracatu, Barra do Turvo e Eldorado recebem o show da cantora e compositora do Mato Grosso do Sul, Marina Peralta, que traz releituras de suas músicas voltadas para bailes e pistas de dança; e a vivência Cine Película, que vai conduzir os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. 

Também terá a Cia Tempo de Brincar encenando a peça de teatro Coisas de Saci, utilizando bonecos e adereços, além de cantigas de roda e ritmos tradicionais brasileiros como o coco e a ciranda.

Já em Itariri, Iguape, Juquiá, Ilha Comprida e Pedro de Toledo chegará o espetáculo de circo Caravana Zona Leste, com o grupo Exército Contra Nada, apresentando um enredo com equilibrismo, acrobacias, contorcionismo, manobras com monociclo, música e muitas risadas com palhaços. 

Nestas cidades, o público também poderá apreciar e participar do espetáculo de dança Tambor de Crioula, com o coletivo Flor de Aroeira, que utiliza percussão, cantos e palmas na apresentação inspirada em manifestação popular.


A discotecagem marca presença nos dois roteiros que percorrem o Vale do Ribeira, com apresentações da DJ Nanne Bonny, que pesquisa samba e manifestações populares brasileiras e organiza festas e projetos de incentivo ao protagonismo feminino; e da DJ Nicão da BPS, que traz em suas apresentações artistas e bandas como Beyoncé, Pop Smoke e Migos, além de funk, drill e outras vertentes da música negra.



Programação completa está disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes



Sobre o Circuito Sesc de Artes



Estar em ruas, praças e parques e surpreender a rotina das pessoas de todas as idades e gostos é a vocação do Circuito Sesc de Artes, realizado pelo Sesc São Paulo desde 2008, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais. Em 2023, o projeto percorre 123 cidades do litoral, interior e Grande São Paulo, com mais de 400 artistas apresentando mais de 700 ações gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, literatura, dança, música e teatro. O Circuito Sesc de Artes proporciona experiências e sensibiliza o encontro com a arte e a cultura.



Serviço

Circuito Sesc de Artes 2023 – Vale do Ribeira

De 21 de outubro a 26 de novembro, sábados e domingos.

Horário: 16h às 20h.




21/10, sábado, Cajati (Praça da Bíblia)
22/10, domingo, Miracatu (Praça da Igreja Matriz)

28/10, sábado, Itariri (Praça João Franco)
29/10, domingo, Iguape (Praça da Basílica)

11/11, sábado, Juquiá (Centro Social e Cultural Profª. Tininha)
12/11, domingo, Ilha Comprida (Praça do Boqueirão)
18/11, sábado, Pedro de Toledo (Praça Guarani)

25/11, sábado, Barra do Turvo (Praça Boa Esperança)
26/11, domingo, Eldorado (Praça Nossa Senhora da Guia)


Programação completa em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes


ROTEIRO 11 - Cajati, Miracatu, Barra do Turvo e Eldorado


Artes Visuais

Oficina - Boogie Ilustra - Personagens animados

Com Projeto do Presente

Com diferentes tipos de papéis, barbantes e material para colorir, participantes aprendem a confeccionar seus próprios personagens articulados ao mesmo tempo em que recebem noções sobre movimentos e animações em stop motion.

  • Circo
Espetáculo - Brincadeira de Mateus

Com Cibele Mateus e Fagner Saraiva

Cômico e irreverente, Mateus é uma figura da cultura afrodiaspórica que aparece em diversas brincadeiras brasileiras. Em reverência à ancestralidade africana, pinta seu rosto de preto e anda pelo mundo levando versos e canções. O espetáculo é um balaio de festa e poesia.

  • Artes Visuais

Exibição - Cine Película - Brinquedos ópticos do cinema e projeção em 16mm

Com Cine 16

A vivência conduz os participantes pela história dos aparelhos que levaram ao surgimento do cinema. Guiado pelos monitores, o público é convidado a manipular brinquedos ópticos como o flipbook e o zootrópio, invenções do século XIX que permitiam obter efeitos de imagens em movimento.

  • Teatro
Espetáculo - Coisas de Saci

Com Cia. Tempo de Brincar

Para contar a história de um menino que se perde na mata ao brincar com um saci, os artistas Elaine Buzato e Valter Silva, de Sorocaba, apresentam canções originais e cantigas de roda em ritmos brasileiros como coco e ciranda. A cultura popular aparece também nos bonecos e adereços, que personificam mitos como o boi e o guerreiro.

  • Música

Espetáculo - DJ Nanne Bonny

Mariany Passos, a Nanne Bonny, é DJ e produtora cultural em Santos, onde organiza festas, ocupações e projetos de incentivo ao protagonismo feminino. Pesquisa samba e manifestações populares brasileiras e coordenou o resgate do projeto "Memórias do Samba Santista".

  • Música

Espetáculo - Marina Peralta

Com Rewind Tour

Versões de sucessos como “Agradece” e “Mama respect” estão no repertório do álbum “Rewind”, que comemora os dez anos de carreira da cantora e compositora Marina Peralta. A artista faz releitura de suas músicas voltadas para bailes e pistas de dança, unindo timbres digitais aos tambores nyabinghi, típicos do reggae, estilo que a revelou.


  • Literatura

Espetáculo - Pescaria de Livros

Com Cia. Circo de Trapo

E se, em lugar de peixes, a pescaria rendesse livros? Na mediação de leitura da Cia. Circo de Trapo, de Sorocaba, um rio feito de tecidos reúne diversos títulos adaptados, prontos para serem fisgados pelas crianças como na brincadeira das quermesses. Cada volume pescado é lido pelo grupo.


ROTEIRO 12 - Itariri, Iguape, Juquiá, Ilha Comprida e Pedro de Toledo


Tecnologias e Artes

Oficina - Capture a Bandeira

Com Estúdio Hacker

Código Morse, Braille e Cifra Maçônica são alguns desafios de criptografia propostos aos participantes para ajudá-los a entender sobre segurança e sistemas de comunicação. O grupo Estúdio Hacker promove atividades de arte e tecnologia baseadas na abordagem pedagógica da aprendizagem criativa.

  • Circo

Espetáculo - Caravana Zona Leste

Exército Contra Nada (SP)

Equilibrismo, acrobacias, contorcionismo, música e muitas risadas: com todos os ingredientes característicos de um circo, o grupo Exército Contra Nada apresenta um enredo de linguagem universal. Comandados por um mestre de cerimônia, os artistas divertem e surpreendem enquanto prestam uma homenagem à arte mambembe brasileira.

  • Música

Espetáculo - DJ Nicão da BPS (Música)

Artistas e bandas como Beyoncé, Pop Smoke e Migos, além de funk, drill, trap, garage e jersey, entre outras vertentes da música negra, são comuns na seleção de Nicole Mara, a Nicão da BPS. Psicóloga e filha de Orixá, a DJ de São Vicente já participou de eventos como a Semana Hip Hop de Santos e a Parada LGBT de Praia Grande.

  • Tecnologias e Artes

Oficina - Experimentação em gravura: carimbos artesanais

Com Coletivo EMERGIR

Formado por artistas de São Vicente, o Coletivo EMERGIR apresenta o universo da gravura por meio da criação de carimbos artesanais e seu uso para estampar mini ecobags. A partir de borrachas escolares, os participantes criam as imagens e, depois, com tinta para serigrafia, preparam as gravuras e estampam as sacolinhas.

  • Literatura

Intervenção - Ninhário: recanto para livros voadores e crianças passarinhas

Com Dindinha faz Poema

A partir de uma metáfora poética, a atriz e contadora de histórias Monalisa Machado criou um cenário inspirador para realizar mediações de leitura: o ninhário. Com tapetes, almofadas e tecidos coloridos pendurados, o espaço estimula a relação afetiva do público com a literatura e proporciona "voos" estimulantes por meio da imaginação.


  • Dança

Espetáculo - Tambor de Crioula

Com Flor de Aroeira

Acompanhado por percussão, cantos e palmas, o espetáculo é inspirado em uma manifestação popular da cultura maranhense que louva a fertilidade. Assim como outras tradições que surgiram na África, passaram pelos povos aquilombados do Maranhão e chegaram a São Paulo, o tambor de crioula representa um fluxo de continuidade.


Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira
Circuito Sesc de Artes chega a 9 cidades do Vale do Ribeira


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem