IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras
Siga nosso Canal no Whatsapp

IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras

IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras



Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto o 2º módulo do Curso para Formação de Lideranças Jovens Rurais (ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural – para Jovens Rurais), promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

O evento ocorreu em múltiplos espaços: em Registro, na sede do IDESC e; em Sete Barras, na Cooperativa da agricultura Familiar de Sete Barras (COOPAFASB), na Cooperativo do bairro Guapiruvu (COOPERAGUA) e no Sítio “A Colina das Goiabeiras”.


O objetivo do curso é realizar ações de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para o fortalecimento do protagonismo e a sucessão geracional da juventude de produtores (as) rurais do Vale do Ribeira. 

Para tanto, o curso é dividido em 6 módulos, com a recorrência de um módulo por mês, a partir da pedagogia da alternância, que prega o desenvolvimento de aulas teórico-prática (com imersão de 3 dias em locais pré-determinados) e com atividades práticas – entre os módulos – a serem desenvolvidas nas comunidades de origem de cada cursista.


Neste 2º módulo foram realizadas atividades/dinâmicas sobre as noções das ferramentas e das bases de conhecimento para fortalecer e dinamizar a agricultura familiar. Também foram discutidos os temas relacionados aos custos da produção rural, noções de administração rural, cooperativismo e associativismo, planejamento participativo e noções de liderança.


Participaram deste módulo 20 jovens oriundas de 7 diferentes municípios do Vale do Ribeira: Sete Barras, Barra do Turvo, Eldorado, Miracatu, Pariquera-açu, Cajati e Iguape. Todas as jovens participantes foram indicadas por organizações sociais com foco, atuação e desenvolvimento de atividades rurais. Entre as participantes estão jovens ligados às comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas) e povos originários (guaranis), agricultura familiar, pesca artesanal, entre outros.


A organização do curso promoveu a participação de vários profissionais para viabilizar os diversos objetivos deste segundo módulo: profissional em assistência técnica integral, profissional em técnicas agrícolas, lideranças de cooperativa, lideranças de associações, profissional em desenvolvimento territorial, entre outros. O próximo módulo ocorrerá entre 15 e 17 de setembro, na sede do IDESC, na rua São Francisco Xavier, n. 165, sala 03, Centro de Registro.


O projeto denominado “Educação, capacitação e formação vivencial de Jovens Produtores Rurais, formando lideranças para a sucessão familiar, o fortalecimento da gestão e a direção das organizações econômicas e sociais locais” está sendo implantado por meio de um Termo de Fomento entre o IDESC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.


As imagens e vídeos do 2º módulo podem ser acessadas na página do Instagram do IDESC https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira/

Mais detalhes podem ser acessados pelo site www.idesc.org.br, pelo e-mail idescvaledoribeira@gmail.com ou ainda pelo WhatsApp 5513997211428.


IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras
IDESC realizou 2 módulo do Curso de Lideranças Jovens Rurais no Guapiruvu em Sete Barras


 


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem