Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião
Siga nosso Canal no Whatsapp

Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião

Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião 


Esta campanha tem o objetivo de divulgar amplamente o tema, com o intuito de mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao atendimento a picada do escorpião, e enfatizar a importância das medidas de prevenção em saúde para a proteção de nossos munícipes.

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através de ferrão. A maior incidência desses acidentes ocorre nos meses de aumento da temperatura e umidade.

No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada. Esta espécie possui facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.

O Ministério da Saúde registrou, em 2018, 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país. Em 2017, foram 125 mil registros de acidentes. Em 2016, foram 91,7 mil casos. Em relação às mortes, em 2016 foram registrados 115 óbitos em todo o país e, em 2017, 88.

Para evitar as picadas, é importante tomar alguns cuidados como: não acumular lixo e entulho; usar calçado e luvas de proteção durante atividades rurais ou de jardinagem; manter limpos terrenos baldios e espaços próximos às casas; combater a proliferação de baratas e cupins; e preservar predadores naturais (seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas).

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. 

Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

INFORMAÇÕES:

3828-4240
Setor de Controle e Combate às Endemias – Rua Dr. Waldemar Lopes Ferraz, 516, Vila Tupy, Registro-SP.

Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião
Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo - Escorpião 


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem