Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional
Siga nosso Canal no Whatsapp

Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional

Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional


Evento conta com a correalização da RedeTrilhas, projeto com reconhecimento mundial na sinalização de trilhas


O “Seminário de Sinalização de Trilhas – Rota de Aventura Legado das Águas” capacitará guias de turismo, proprietários de áreas protegidas que já tenham ou pretendem implementar trilhas e demais profissionais do segmento turístico interessados em esportes em trilhas – corrida, trekking, off road etc. – para sinalizar trilhas profissionalmente, de acordo com padrões reconhecidos nacionalmente. 

O evento será realizado nos dias 22 e 23 de julho, na sede do Legado das Águas, em Miracatu, localizada a pouco mais de duas horas de São Paulo capital.

O seminário é uma realização do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, em parceria com a Diretoria Regional de São Paulo da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas), projeto destinado a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o Brasil.


Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos



O evento também tem como objetivo fortalecer o turismo de trilhas no Estado de São Paulo, além de dividir boas práticas e casos de sucesso de implementação de trilhas em áreas privadas, tendo como exemplo o Legado das Águas.

Para enriquecer o evento, importantes nomes do segmento de trilhas de longo curso foram convidados:

- Camilla Bassi, turismóloga e especialista em gestão de mercado de turismo. Camila é gestora executiva da Associação Caminho da Fé. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé foi idealizado e desenvolvido para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida;


- William Mendes, consultor de negócios da Reservas Votorantim, foi responsável pela estruturação e implementação das atividades de ecoturismo no Legado das Águas, em especial as trilhas para trekking e bike;

- Daniel Guth, consultor e especialista em políticas de mobilidade urbana, diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e co-autor de livros "O Brasil que pedala: cultura da bicicleta nas cidades pequenas" (2018), “Mobilidade humana para um Brasil urbano” (2016), “A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir nunca foi uma opção" (2013);


- Milton Dines, arquiteto especialista em planejamento de áreas protegidas e uso público em unidades de conservação, com mestrado e estudos em nível de doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).


As palestras estão divididas nos dois dias do evento, que também contará com uma oficina prática de sinalização de trilhas.


Caso de sucesso


O seminário apresentará os casos de sucesso e os desafios do Legado das Águas na implementação de trilhas. 

Atualmente, a Reserva conta com trilhas para diferentes modalidades e perfis de turistas, desde opções para iniciantes e famílias; de nível médio, indicado para quem procura mais aventura; trekking avançado, para trilheiros experientes e até mesmo para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida.

A Reserva também possui trilhas para cicloturismo, que permite que o biker atravesse o Legado de ponta a ponta, além de percursos para a modalidade singletracks, indicado para aqueles que buscam aumentar sua performance em áreas naturais protegidas com segurança e infraestrutura completa. 

Além das atividades de trilha, a Reserva também tem esportes aquáticos, como rafting e canoagem.

De acordo com William Mendes, consultor de negócios da Reservas Votorantim, a implementação das diferentes modalidades de trilhas no Legado das Águas proporcionou experiência inédita no segmento. 

“É muito difícil encontrar em um mesmo lugar essa diversidade de trilhas. Até então, não conhecíamos nada parecido. Mas tinha o potencial que precisava ser aproveitado. 

Foi preciso muito estudo e adaptamos à nossa realidade as melhores práticas de mercado nacional e internacional. 

O estudo para fazer isso tudo acontecer, considerando também os padrões de qualidade e segurança do Legado, nos proporcionou uma experiência muito rica e que hoje temos orgulho e prazer em compartilhar, de forma que fortaleça e incentive que outras áreas de Mata Atlântica possam fazer o mesmo”, conta Mendes, que foi responsável pela implementação das diferentes modalidades de trilhas no Legado.


Sinalização: uma estratégia eficiente ao turismo e à conservação

O seminário será realizado em torno do tema “pintura rústica” para sinalização de trilhas. A prática é adotada em trilhas de longo curso em diversos países, inclusive os com grande aporte de recursos.

Os benefícios da pintura rústica incluem o baixo custo e facilidade de aquisição dos materiais, fácil transporte dos materiais, facilidade de aplicação e durabilidade.

A RedeTrilha utiliza essa técnica associada a outras de sinalização. A pegada de uma bota, com desenhos ao centro que indicam algo característico daquela região, são a marca registrada da associação e que atualmente é reconhecida no Brasil e no mundo. 

No Brasil, a RedeTrilhas foi regulamentada por portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Turismo com o Instituto Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade-ICMBio.


“A sinalização de trilhas é adotada em todo mundo com o objetivo de guiar os turistas. Mas, ela serve para outros propósitos também, como evitar processos erosivos e criação de atalhos, essencial para áreas protegidas. 

A RedeTrilhas tem sido uma referência na sinalização de trilhas no Brasil e no mundo, trazendo as melhores práticas, que vão desde a comunicação visual utilizada até os pontos de aplicação de acordo com o roteiro”, acrescenta Mendes, que também é membro da RedeTrilhas na regional de São Paulo.

A RedeTrilhas faz parte do Programa PARQUE+, que incentiva o ecoturismo em parques nacionais, entornos e trilhas que os conectam. 

As ações de estruturação das Trilhas de Longo Curso Nacional estimulam o ecoturismo nacional e são uma importante ferramenta de conservação da biodiversidade e conexão da população com o meio ambiente.


Serviço

Para conferir a programação completa e adquirir o ingresso basta . Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.


Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. 

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. 

É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção.

 Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional
Seminário capacitará profissionais do turismo para sinalizar trilhas com padrão nacional


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem