Infratores são autuados em mais de 12 mil reais por realizarem pesca em local proibido

A equipe de Polícia Militar Ambiental realizava patrulhamento náutico pelo canal do Valo Grande sentido Rio Ribeira de Iguape, Bairro Jairê, com o objetivo de coibir e reprimir eventuais atividades de pesca, haja vista tratar-se de período da Piracema e o local em questão também é proibido para a atividade de pesca da manjuba conforme Instrução Normativa 033/04.

Durante o deslocamento pelo ambiente aquático, a equipe logrou em visualizar e abordar duas embarcações realizando a pesca em local proibido.


Diante a irregularidade foi lavrado em desfavor dos infratores, as multas prevista no Artigo 35 e 37 da Resolução SIMA 05/21 (pescar em período e local proibido) e exercer atividade de pesca sem autorização do órgão competente.

As multas foram majoradas conforme o artigo 70 do mesmo diploma legal, haja vista a infração ocorrer no interior de Unidade de Conservação de Uso Sustentável Federal "Cananéia, Iguape, Peruíbe" (APACIP), instituída pelo Decreto 90.347/84.

Diante ao exposto foi efetuado o recolhimento dos seguintes petrechos e pescados:



  • 01 Motor de popa 15 HP;
  • 01 Tanque de Combustível completo;
  • 15 kg de Manjuba “Anchoviella lepidentostole”.
  • 02 redes do tipo “corrico” uma medindo duzentos metros de cumprimento e a outra 1150 metros;
  • 02 Barcos de Fibra, medindo 7,00 metros de cumprimento;

A ocorrência foi levada ao conhecimento da autoridade de Polícia Judiciária mediante ofício para as providências previstas no artigo 34 da lei 9.605/98.

Infratores são autuados em mais de 12 mil reais por realizarem pesca em local proibido
Infratores são autuados em mais de 12 mil reais por realizarem pesca em local proibido




Postagem Anterior Próxima Postagem