Sesc Registro-SP realiza oficina com as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia Sesc Registro-SP realiza oficina com as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sesc Registro-SP realiza oficina com as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia

Na atividade gratuita de sábado e domingo (12 e 13 de novembro) participante vai aprender a fazer um acessório reutilizando material descartado em praias.

Em continuidade à programação do projeto “KKKK: 100 anos de histórias”, o Sesc Registro-SP realiza neste fim de semana a oficina “Resistência e alternativas do território para mulheres caiçaras: suporte de água”, com a coordenação do grupo Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia. A atividade começa às 15h nos dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo), na Área de Convivência. As inscrições são gratuitas, mas é preciso retirar senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Registro-SP.

A Enseada da Baleia é uma comunidade tradicional caiçara que desde 1845 vive na Ilha do Cardoso, situada a cerca de 50 km de Cananeia. Parque Estadual desde 1962, a Ilha do Cardoso abriga comunidades caiçaras e indígena, que vivem da pesca artesanal, agricultura itinerante, turismo de base comunitária e artesanato. Na Enseada da Baleia, entre o mar e o estuário, a comunidade desenvolve atividades baseadas na economia solidária, no turismo cultural e educativo e na confecção artesanal sustentável. A produção de peixe seco ao sol também faz parte das práticas tradicionais mantidas no local. {alertInfo}

Formado por nove artesãs, o grupo de mulheres cria sua arte ao mesmo tempo em que incentiva a conservação ambiental. Elas reaproveitam materiais, como malhas de redes de pesca, que são descartados de forma inadequada e acabam causando graves problemas ambientais. Nas mãos das mulheres caiçaras, o “lixo” marinho que coletam nas praias se transforma em artesanato, peças de vestuário e acessórios diversos.

Para o grupo, o artesanato é uma forma de expressar e reafirmar a identidade caiçara local, além de gerar trabalho e renda. No início, as mulheres produziam sacolas ecológicas e atualmente confeccionam roupas e acessórios, fazem tricô e crochê, além de pintura em madeira e em tecido.

Na oficina, além de conhecer mais sobre a história da comunidade, o processo de trabalho e a gestão coletiva do grupo de mulheres, o participante vai aprender a produzir um acessório (suporte para garrafa de água) com utilização de malhas de redes de pesca. Após finalizada, a peça poderá ainda ser personalizada. A atividade é indicada para maiores de 12 anos.



Serviço:


Sesc Registro-SP – Programação

KKKK: 100 Anos de histórias

Oficina: “Resistência e alternativas do território para mulheres caiçaras: suporte de água”

Com grupo Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia

Dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo)

Horário: 15h

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.

Sesc Registro-SP realiza oficina com as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia
Sesc Registro-SP realiza oficina com as Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia



Mais informações:


https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem