Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga

As manhãs de segunda-feira são marcadas por muita música e alegria no Pro-Idoso de Jacupiranga, que atualmente possui 22 idosos.

Isso porque das 9h às 11h eles participam do Projeto de Música Terapia Viva a Vida, cujo maior objetivo é proporcionar mais alegria, saúde, lazer e bem estar para essas pessoas com idade mais avançada que muitas vezes possuem uma rotina um pouco engessada, sem grandes atividades diárias.

“A função principal é promover, através da música, momentos de bem estar, trazendo boas lembranças. Além do trabalho técnico musical que realizamos, o mais importante é a função terapêutica de aliviar as dores, as tensões, as memórias desagradáveis do dia a dia. Sempre trabalhamos com músicas antigas, que ajudam os idosos a voltarem no tempo e reviverem momentos importantes de suas vidas, seja da infância, juventude ou quando adultos. Além dessa viagem no tempo, que ajuda na parte da memória, não podemos deixar de citar a importância cognitiva, pois através do canto e dos instrumentos eles também trabalham a coordenação motora”, explica o professor Luccas Zucarelli, responsável pelo projeto.

As aulas são divididas em duas partes: a prática de canto e a prática dos instrumentos, onde os idosos podem tocar diversos instrumentos, assim como a percussão, pandeiro, chocalho, agogô, ganzá, entre outros.

A coordenadora do Pró-Idoso de Jacupiranga, Estela Cristina Grothe, conta que o projeto já havia sido realizado em Jacupiranga de 2015 a 2019 e que estar retomando com as atividades é uma grande alegria para todos.

“Com certeza traz mais vida ao ambiente e mais alegria para os idosos. Eles ficam contando os dias para chegar terça-feira. O Projeto é incrível, pois ajuda na socialização, na coordenação motora, na fala, na parte cognitiva, enfim, são inúmeros benefícios, tanto físicos quanto psíquicos e mentais”, afirma Estela.

O Projeto Viva a Vida é uma realização do Instituto Arena Cultural, em parceria com a Iset Music e Prefeitura Municipal de Jacupiranga, através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social. Financiado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

"Ressaltamos que este projeto não tem nenhum custo para a Prefeitura e a princípio ele será realizado em um prazo de seis meses, mas estamos em negociação para que este prazo se amplie, pois é muito importante para nossos idosos", finaliza a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Dora Grothe.

Viva a Vida: Projeto de Música Terapia traz mais alegria na vida dos idosos de Jacupiranga



Postar um comentário

0 Comentários