Vivência Quilombo da Caçandoca Vivência Quilombo da Caçandoca 1
Siga nosso Canal no Whatsapp

Vivência Quilombo da Caçandoca

No último dia 27 de abril, sábado, a Associação Grupo Cultural Tiduca visitou o Quilombo da Caçandoca (Ubatuba – SP), levando a Comunidade Jongo Tiduca para a realização de mais uma ação do Projeto “A voz negra ecoa através dos tambores trazendo de volta sua história” que visa à disseminação da cultura afro, mais especificamente o Jongo.

Ao chegar à comunidade, fomos recepcionados por Mario Gabriel do Prado, líder local, que nos apresentou toda a área e nos contou um pouco da história local. Após o almoço, demos início à atividade proposta, com uma roda de conversa sobre a história do jongo, das tradições, e das diferentes formas que são praticadas nos Estados da Região Sudeste. Nessa vivência/oficina, foram mostrados os passos dançados e os toques praticados, além de uma roda de jongo para “encerrar” as atividades da parte da tarde.

E a noite, ao pé de uma linda fogueira, realizamos mais uma Roda de Jongo, onde integrantes da Comunidade Jongo Tiduca e moradores do Quilombo, participaram em comunhão, trocando passos, palmas, pontos e muita energia.

Após uma maravilhosa acolhida, fomos embora com o gostinho de querer mais e com um convite para que em breve retornemos ao Quilombo, levando mais um pouco da nossa cultura.

Vivência Quilombo da Caçandoca
Vivência Quilombo da Caçandoca

Por Liliana Soares


Postagem Anterior Próxima Postagem