Yutaka Ishida recebe título de cidadão Jacupiranguense Yutaka Ishida recebe título de cidadão Jacupiranguense
Siga nosso Canal no Whatsapp

Yutaka Ishida recebe título de cidadão Jacupiranguense

O empresário, sócio proprietário da Tenri, Yutaka Ishida foi homenageado pelo vereador Kleber Carravieri

A Câmara Municipal de Jacupiranga promoveu na última quinta-feira (21/06), Sessão Solene em comemoração ao 90º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Yutaka Ishida recebe título de cidadão Jacupiranguense
O vereador Kleber Carravieri entrega o título de cidadão Jacupiranguense ao empresário Yutaka Ishida.

Durante o evento, o empresário e sócio fundador da Tenri, maior indústria de pães e panetones do Vale do Ribeira, Yutaka Ishida recebeu o título de cidadão Jacupiranguense, homenagem prestada pelo vereador Kleber Carravieri.


Yutaka Ishida recebe título de cidadão Jacupiranguense
O vereador Kleber Carravieri entrega o título de cidadão Jacupiranguense ao empresário Yutaka Ishida.

Filho de imigrantes japoneses, o homenageado nasceu na cidade de Guapiara/SP e chegou a Jacupiranga com cerca de 12 anos de idade, quando sua família adquiriu uma propriedade rural no município. 


No sítio, plantavam legumes e banana, que vendiam no Ceasa, em São Paulo. Todos os 6 filhos trabalhavam na lavoura com os pais, conciliando a escola e o trabalho.

Yutaka entrou para a faculdade de Ciências Exatas, na cidade de Registro, em 1990, mas devido às dificuldades financeiras em manter e curso, trancou a faculdade em 1991 e assim seguiu para a terra do sol nascente, período em que grande número de brasileiros seguiam como “dekassegui” em busca de melhores condições financeiras. 

No Japão, passou a morar na cidade de Osaka onde trabalhava na construção civil. Após quatro anos desempenhando essa função, resolveu ir para a cidade de Tenri, trabalhar em uma padaria em que sua irmã havia trabalhado e adquirido know-how e conhecimentos de panificação, com o sonho de iniciar um novo negócio no Brasil.

Quando Yutaka retornou ao Brasil, em abril de 1995, seus irmãos já haviam começado a montar uma estrutura de uma pequena fábrica de pães. 


Indústria de pães Tenri


Nascia então a indústria de pães Tenri.  A fábrica tinha 36 metros quadrados, e a produção era vendida de porta em porta pelos bairros de Jacupiranga e Cajati.

Na época produziam vários tipos de pães doce, baseado nas receitas trazidas do Japão e também o famoso pão de forma especial, até hoje um dos carros chefes da empresa. 

O negócio foi crescendo, as vendas aumentando e era grande o desafio de aumentar a produção e conquistar o mercado das cidades vizinhas. 

A partir do ano 2000 com a compra de novos equipamentos e ampliação do espaço, conseguiram aumentar a produção consideravelmente, e já entregavam em vários supermercados da região, e assim gradativamente com novos investimentos, e diversificando a linha de produtos, fizeram com que a empresa crescesse e prosperasse.

Atualmente a Tenri está localizada num prédio de 1.000 metros quadrados aproximadamente, conta com 20 funcionários e seus produtos estão presentes em todo Vale do Ribeira e litoral, de Barra do Turvo até a cidade de Peruíbe. 

A empresa produz em torno de 450 toneladas de pães por ano. Yutaka Ishida é responsável pela administração do negócio, que conta ainda com outros dois irmãos como sócios. 

Yutaka casou em 2015 com Adriana Aparecida Rodrigues Ishida e já voltou ao Japão por duas vezes, em 2003 e 2017, quando apresentou o país à sua esposa.

Além de empresário à frente da Tenri,Yutaka também é engajado em causas de responsabilidade social no município de Jacupiranga. Foi presidente da ACASO por duas gestões entre os anos de 2006-2009. 

Destaque para o ano de 2007 quando através de uma parceria com o Consulado Geral do Japão conseguiram a doação de $ 90 mil dólares para a construção do novo prédio da ACASO, e com a Secretaria de Estado de Assistência Social o valor para a compra de todos os mobiliários e equipamentos para o funcionamento da creche. 

Nessa oportunidade o Consul Geral do Japão e sua esposa estiveram em Jacupiranga para inauguração do novo espaço. Essa foi a primeira vez que o município recebia a vista oficial de um Cônsul. Ainda hoje faz parte do conselho administrativo da entidade e auxilia de diversas formas as atividades da creche.

Em 2007, visando as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil que se aproximava, formou um grupo de pessoas que se engajou na causa, e foi um dos fundadores da Associação Cultural, Beneficente e Esportiva Nipo Brasileira de Jacupiranga (ACBNIBRA) da qual ainda é presidente. 

Em 2008, ano da comemoração do centenário da imigração japonesa, a entidade realizou várias atividades culturais juntamente com as escolas do município e ainda com a ajuda da comunidade local, erigiu uma estátua do Ninomiya Kinjirô, personagem de grande importância na cultura japonesa, como marco do centenário. 

Atualmente a entidade desenvolve um projeto de Judô, onde participam cerca de 120 crianças, com objetivo de melhorar o desempenho escolar e disciplina das crianças. 

A ACBNIBRA possui também uma equipe de Judô que participa de vários campeonatos, onde alguns atletas têm se destacado até em nível estadual. 

Promove anualmente o Torneio aberto de Judô NinomiyaKinjirô com a participação de cerca de 300 atletas por edição entre crianças, jovens e adultos vindo de diversas regiões.

Envolvido ainda em ações de fortalecimento do comércio local passou a fazer parte da Associação Comercial e Empresarial de Jacupiranga, ACEJA, em 2009, sendo eleito presidente no biênio de 2010-2012. Atualmente desempenha a função de tesoureiro da entidade, que se tornou uma das mais fortes e atuantes do Vale do Ribeira. 

A fé também faz parte do dia a dia de Yutaka, preceitos que aprendeu com seus pais desde muito cedo. Na propriedade onde está instalada a Tenri, a família mantém uma igreja da religião TENRIKYO, que significa ensinamentos da razão celeste, onde participa diariamente de orações matinais e também promovem cerimônias mensais reunindo os fiéis do município e cidades próximas. 

“O empresário YutakaIshida com certeza é exemplo da força do trabalho, da disciplina, da persistência e da realização. Através de sua empresa e de sua atuação social traz inúmeras contribuições para o nosso município e deixará um legado que orgulhará a todos nós que fazemos parte dessa cidade. YutakaIshida, Jacupiranga tem extremo orgulho de tê-lo como cidadão”, enfatizou o vereador Kleber Carravieri durante a solenidade. 
Postagem Anterior Próxima Postagem