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29 de fevereiro de 2012

Audiência com ministra do MA, Prefeitura, OHL e Ibama trata da conclusão do licenciamento da Serra do Cafezal

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Ontem em Brasília, (29/03), a prefeita de Registro, a Autopista Régis Bittencourt - Grupo OHL e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e o Deputado Federal (PT-SP), Paulo Teixeira participaram de audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, cuja pauta foi a duplicação da Serra do Cafezal e de lá tiraram alguns encaminhamentos importantes para a conclusão do licenciamento.
Participaram da reunião, solicitada pela prefeita Sandra Kennedy Viana, ao Deputado Paulo Teixeira, o superintendente da OHL, Eneo Palazzi, o presidente das Concessionárias Federais OHL Brasil, Luis Eusébio, o presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, a assessora técnica do IBAMA, Marília Marreco e o assessor da ministra, Geraldo Siqueira.
O encaminhamento solicitado pela ministra ao presidente do IBAMA, para a questão do licenciamento, é de que sejam resolvidos em curto prazo. De acordo com Izabella, as pendências deverão ser encaminhadas diretamente pele presidente do Instituto, o senhor Curti Trennepohl. Conforme definido na reunião, a continuidade do processo de licenciamento será feito em reunião que acontece em 6 de março, na próxima terça-feira, com o presidente do IBAMA, Curt Trennepohl e o superintendente da OHL, Eneo Palazzi.
“Eu não quero que mais pessoas percam a vida naquela rodovia (se referindo à BR-116), por isso, eu solicito que este licenciamento seja finalizado com o encaminhamento de todas as demandas que envolvam este trabalho, entre as quais o decreto de utilidade pública da área”, disse a ministra, Izabella Teixeira.
Na avaliação do Deputado Federal, Paulo Teixeira, a reunião obteve resultados positivos. “Destaco a liderança da prefeita Sandra que está lutando há bastante tempo para garantir a duplicação da Serra”, disse. Ele também frisou à ministra, a importância da duplicação a Serra do Cafezal, para o Brasil, MERCOSUL e região.
“Quando a ministra Izabella Teixeira determinou ao presidente do IBAMA que cuidasse pessoalmente dos trâmites do licenciamento, vi que podemos vislumbrar, enfim, a finalização da duplicação já há algum tempo sonhada por nós”, declara a prefeita Sandra Kennedy.


Por 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Registro
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Prefeita de Sete Barras participa de reunião do Codivar

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A Prefeita de Sete Barras Nilce Ayako Miashita, participou (27/02), de reunião do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira, na cidade de Juquiá.



Com a presença dos prefeitos de Juquiá, Apiaí, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo, Cajati, Ilha Comprida, representante de Peruibe e do assessor do Deputado Samuel Moreira, Mário Sergio Matsumoto, a reunião também contou com a participação de diretores e do presidente da Apamir Waldi Cordeiro, que falou sobre a situação financeira “preocupante” da entidade.

Segundo Waldi, se as verbas que não estão sendo repassadas há meses, permanecerem por mais 15 dias, muitos serviços prestados poderão ser afetados. Hoje a Apamir atende 40% da população, o que preocupou todos os prefeitos presentes, que assinaram um documento de apoio para ser enviado ao Secretário da Saúde: “Temos que unir esforços para solucionarmos esses problemas em menos tempo possível’, disse a prefeita Nilce.

O Diretor do  Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) – Dilson Reinaldo Trisoglio falou aos prefeitos, sobre a possibilidade de caminhar no sentido de passar os fundos direto ao Codivar, para trazer soluções dos financiamentos, transformando-o numa “agência de fomento”.
Na oportunidade, foram discutidos os problemas de aterros sanitários na região, quando o  Mário Sergio, assessor do Deputado Samuel e o prefeito Merce Hojeije – Presidente do Codivar, falaram sobre uma possível área em Juquiá, que despertou interesse das autoridades governamentais e que já está sendo analisada pela Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, para atender toda a região.

Segundo Merce, a área não possui lençol freático e somente pedras, o que torna o local propício para aterro sanitário, e já está despertando o interesse em empresários dispostos a investirem na reciclagem e adubo orgânico.
Ao final da reunião, todos os prefeitos presentes aprovaram as contas do Codivar – exercício 2011.

Por Sesary Roberto de Oliveira
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Aumento no valor do Fundo de Assistência Social contempla Sete Barras

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A prefeita Nilce Ayako Miashita, participou nessa quarta (29/02) no Palácio dos Bandeirantes, da reunião onde o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), anunciou, o aumento do valor do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) repassado aos Fundos Municipais. O volume transferido será da ordem de R$ 180 milhões e beneficiará 1,3 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social.


Dentre as autoridades, o  evento contou com as presenças do Secretário de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia, do Chefe da Coordenadoria de Ação Social Norival Pântano, do Deputado Estadual Samuel Moreira.

Segundo a Diretora Regional da Drads Ana Fidelis, dos 14 municípios da regional do Vale do Ribeira, apenas 9 serão contemplados, devido a não devolução de verbas: “Isso é uma prova que Sete Barras teve uma boa gestão na área social”, afirmou.

Os aumentos dos repasses serão de 25 a 60%, de acordo com o município e serão possíveis devido à criação do Piso Paulista, anunciada hoje pelo governador Geraldo Alckmin. 

Trata-se de um índice de referência no valor de R$ 2,10 mensais por família, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e que ganham até meio salário mínimo per capita. “É importante ressaltar que esse repasse é diferente daqueles que preveem apenas a transferência de renda. O que estamos fazendo é ampliar os recursos que os municípios recebem para prestação de serviços de assistências às famílias em situação de risco”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.

O Piso Paulista será somado aos recursos do FEAS que os municípios já vinham recebendo. Antes os valores eram calculados apenas com base nos Planos Municipais de Assistência Social (PMAS). “O Piso traz uma divisão mais justa dos recursos entre os municípios. Com isso o Estado incentiva os municípios a combater efetivamente a pobreza ao conhecer de perto as necessidades de suas famílias mais vulneráveis”, acrescenta o secretário.

O governador destacou a importância do aumento do Feas. ”Governar é escolher. É importante darmos prioridade à população mais vulnerável e a criação do Piso Paulista vem contribuir para isso.”

Os recursos repassados aos municípios são empregados no atendimento direto à população, nos serviços preventivos da Proteção Social Básica e protetivos da Proteção Social Especial. As Prefeituras são as responsáveis pelo repasse para as entidades que fazem o atendimento municipal. Segundo a última atualização do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), o número de entidades paulistas credenciadas é de cerca de 3,4 mil.

Essa transação financeira ocorre de forma direta entre o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e os Fundos Municipais desde 2009. Com isso, os processos foram desburocratizados, dando mais transparência e autonomia aos municípios ao atender às determinações da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Antes disso, o governo já cofinanciava o serviço de atendimento municipal, por meio de convênios firmados diretamente com entidades sociais.

“Além de preservar a série histórica, ou seja, os valores que os municípios já vinham recebendo, o Piso Paulista tem como critério o atendimento prioritário das populações mais frágeis e vulneráveis, e não um simples aumento percentual de recursos”, completa Rodrigo Garcia. Crianças, jovens, moradores de rua, migrantes e idosos são alguns grupos que serão beneficiados, de acordo com o levantamento dos próprios municípios.

O governador aproveitou o evento para anunciar a criação da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp). “Teremos cursos de aprimoramento, capacitação profissional e treinamento não apenas para nossos servidores. A Edesp também atenderá os gestores, técnicos e trabalhadores sociais das organizações públicas ou privadas que atuam na Assistência Social”, diz o secretário Rodrigo Garcia.

A previsão de capacitação da Escola será de 2,5 mil pessoas por ano. A Edesp funcionará na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Rua Bela Cintra, 1.032, Cerqueira César, São Paulo).

Alckmin também anunciou um reajuste de 43% no salário dos servidores da Secretaria de Assistência Social.

Além da prefeita Nilce, também participaram de Sete Barras, a Secretária da Ação Social Ana Maria Rosa Santos, a Coordenadora do Cras Suely dos Santos Oliveira Ribeiro, do Bolsa Família Vania Marcos Ferreira dos Santos, a Assistente Social Rubia Gabriela Andrade de Oliveira, a Gerente do Banco do Povo Angela de Sousa, da equipe volante Maura de Souza Lima e a motorista Helenice Aparecida Alves Cordeiro.

Por Sesary Roberto de Oliveira
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Projeto de Lei sobre obrigatoriedade do fornecimento de fraldas descartáveis e sondas urinárias tem votação adiada

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A votação do Projeto de Lei nº 019/2011 que havia tomado conta da sessão da Câmara Municipal de Registro, no último dia 22, continuou nesta semana. O vereador Xavico (PSC), que havia solicitado o pedido de vista na semana anterior, apresentou nesta última segunda-feira (27/02) um substitutivo. Agora o projeto está em análise nas Comissões Permanentes da Câmara e, apenas após a decisão das Comissões é que o projeto voltará ao Plenário para votação. O vereador Dito Castro (PSD), autor do Projeto, afirma que não concorda com os procedimentos de tramitação, e irá contestar.   
O PL se tornou polêmico porque apesar de conter benefícios a população é ilegal e irregular. Ele prevê a obrigatoriedade do Poder Público Municipal em distribuir gratuitamente fraldas descartáveis e sondas urinárias para pessoas com deficiência física, mental ou neurológica, com mobilidade reduzida ou idosas acamadas.
-- 
Por 

Comunicação Social
Câmara Municipal de Registro 
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Prefeitura da Ilha implanta o Cidade legal, programa de cidadania e valorização imobiliária

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.Com o uso de ortofotos, o programa mapeia as áreas problemáticas para que ocorra a regularização definitiva

 Ilha Comprida-  Com problemas fundiários antigos, falta de documentação e muitas incertezas, o Balneário Caiçara foi o primeiro a ter a sua história burocrática recontada por intermédio do programa Cidade Legal,  implantado em parceria da Prefeitura da Ilha Comprida e o Secretaria de Estado da Habitação. Com suporte profissional e jurídico do Governo do Estado e o trabalho de diversos departamentos municipais, o Cidade Legal mapeia a situação, cadastra as famílias e adota as medidas legais para que ocorra a regularização das áreas problemáticas.

É definitivamente a formação de uma nova realidade. A planta original do balneário -  com seus muitos problemas -  sai de foco e  entra a planta física real,  devidamente ajustada pela Prefeitura na parte arquitetônica, como se fosse começar de novo. A titulação acontece após o processo de procedimento urbanístico. Assim, uma nova massa de proprietários passa a ter direitos legais sobre seus imóveis, a ter endereço , a valorizar a propriedade e a contribuir com o IPTU.


O  prefeito Décio Ventura afirmou que a regularização dos balneários deveria ter acontecido há muito tempo, porém, não havia legislação para esse trabalho. Assim que foi lançada, em 2009, a Prefeitura assinou o convênio com o Governo do Estado e iniciou os trabalhos. “Esse programa só traz vantagens para todos os segmentos, permite o planejamento urbano, oferece segurança e valorização aos moradores e põe um ponto final nos problemas fundiários”, comemorou o prefeito. 

Congelamento- A partir do momento e que um balneário é cadastrado, fotografado e são iniciados os estudos, ocorre o congelamento da área . A partir desse momento, não se faz mais cadastros, nem se pode mais construir novas moradias. A fiscalização fica atenta para o embargo de novas obras. Atualmente, com as ortofotos e os levantamentos de campo, os balneários que serão beneficiados já estão congelados.

Moradores comemoram a iniciativa

O desânimo e a incerteza  dos moradores do Caiçara cederam lugar ao otimismo, novos planos, reformas nas casas e cidadania. “Com o  Cidade Legal , haverá valorização do nosso balneário. Nos sentiremos mais seguros e valorizados”,  destacou Antônio Dionisio Nascimento. Outro morador, Wanderley da Silva, também está otimista: “Melhorou tudo. Aqui era inseguro, não dava nem para vender a propriedade porque não tinha melhoria, iluminação, benefícios e nem  identidade. Com documento e as melhorias, a gente fica dono de papel passado. Isso é valorização”. 

O  mecânico Jesuíno Alves contou que quase perdeu a esperança de morar no balneário. “Cheguei a oferecer várias vezes minha propriedade para vender, mas ninguém queria.   Até a energia ficava longe.  Estava desanimado . Agora, tudo mudou. Minha rua ficou uma avenida, dá alegria na gente. A autoestima melhora”, afirmou. Também o aposentado Nercir Barbosa queria vender a propriedade. Porém, ao tomar conhecimento dos trabalhos do programa Cidade Legal, ele desistiu da placa de vende-se, pintou a casa, elevou os muros e não quer nem saber de mudanças.”Acho a Ilha Comprida uma cidade maravilhosa. O que faltava para a gente está acontecendo: temos infra-estrutura, planejamento e, o  mais importante, a documentação da propriedade em breve”, disse.

Identidade social

O vereador Paulinho Motos , morador no Caiçara e representante do legislativo no Cidade Legal, disse que o  mais importante do programa  é a identidade social .”É um trabalho de promoção das pessoas. Hoje, temos uma identidade, um endereço, podemos contribuir com o município. Falavam que eu morava num lugar invadido e eu me sentia mal. Hoje, nosso balneário é o Caiçara, a rua projetada II vai se chamar Avenida Marajoara e a Projetada I, Avenida Caiçara. Considero uma grande conquista para todos: para a cidade, para a administração, o legislativo , a população e todos os moradores”.


Ortofoto, o que há de mais avançado na Engenharia

Ilha Comprida - Da mesa do computador, é possível identificar  balneários, ruas, jardins e residências com uma precisão de 10 centímetros . Não é milagre, nem são câmeras ligadas on line . Trata-se da Ortofoto , sistema avançado de imagens que possibilita ao  município detalhar seu território, mapear todas as edificações num determinado momento e criar projetos a partir da imagem com extrema precisão. 

O engenheiro agrimensor da Prefeitura, Pérsio Alves de Almeida, destacou que a Ortofoto representa a última geração de ferramentas de planejamento. “Poucos municípios tem esse recurso obtido a partir de imagens obtidas por vôos em escala de 1/5000 aerofotogrametria”, disse.  “Com esse  trabalho, podemos projetar bem próximo da realidade sem ir até o local. É economia de gasto, de tempo  e maior eficiência”, afirmou. Por enquanto,  ¼ do território da Ilha conta com ortofotos. A  meta é chegar a 100%.

Iluminação na Ilha comprida-SP
Clique na imagem para ampliar


Por Marcia Colla
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Começaram os serviços da expansão de iluminação pública na Ilha

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A maior obra de iluminação pública já realizada no município deverá atender a 98% da demanda por iluminação das áreas populosas



Ilha Comprida- Começaram no Balneário Meu Recanto as obras de expansão da iluminação pública na Ilha Comprida. Abrangente, a expansão prevê a instalação de  2.422 luminárias em 90 balneários que beneficiarão 493 ruas.  A meta é atender  98% da demanda por iluminação pública até junho de 2012. As obras , orçadas em R$ 2.432.830,00  milhões, são executadas com recursos do Departamento de Apoio às Estâncias (DADE), órgão da secretaria de Estado do Turismo.

O prefeito Décio Ventura  afirmou que a expansão da iluminação pública atende  a uma das principais demandas da comunidade.”Tínhamos carência nessa área  e, por isso, decidimos investir maciçamente. A segurança, sem dúvida , possibilita maior segurança, conforto e valorização imobiliária”, disse.  

O engenheiro eletricista Jefferson Vieira Martines, do setor de iluminação pública do Departamento de Obras, afirmou que o investimento na iluminação pública representa benefícios  imediatos em diversos aspectos como segurança pública, segurança de locomoção, conforto social, bem estar e valorização imobiliária em torno de 25%. 



Por 
Marcia Colla
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Fundo Social da Ilha entrega uniformes coloridos aos estudantes da educação infantil

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Ilha Comprida - Com os objetivos de facilitar a identificação dos estudantes por sala de aula, promover melhor organização para os professores e proporcionar maior segurança na escola, o Fundo Social de Solidariedade e o Departamento Municipal de Educação da Ilha entregaram na segunda  27/02,  os uniformes coloridos aos estudantes da Escola Meu Recanto. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Ventura, explicou que o sistema de cores na educação infantil também atende ao pedido dos pais para tornar mais bonita e alegre a escola.

Cada série recebeu as camisetas com uma cor diferente. A entrega foi acompanhada pela diretora do departamento municipal de Educação, Roberta França Fortes, pela diretora do departamento de Desenvolvimento e Ação Social, Marta Hernandes, pela diretora da escola, Darci Pupo Fonseca, professores e funcionários. As demais escolas também receberão uniformes. 

Por Marcia Colla
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GPA convida para noite de prêmios no sábado 10/03 e para a feira de adoção no domingo 11/03

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Registro- O Grupo de Proteção aos Animais convida a população para a noite de prêmios que acontecerá na Associação Cecap no sábado 10/03, a partir das 19h30, e para a feira de adoção  de cães e gatos no domingo 11/03, das 9 às 11 horas, no pátio do Toyo Materiais para Construção. Haverá muitos filhotes de cães e gatos para adotar. Fotos estão disponíveis no site www.vivabicho.com .  

Para adotar, é preciso levar documentos pessoais , comprovante de residência e assinar termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar do animalzinho por toda a vida.  O GPA não doa animais para viverem presos em correntes.  O GPA também pede para que as pessoas reflitam e conversem com todos os integrantes da família se querem mesmo adotar um animalzinho. São tristes os casos de pessoas que adotam, se arrependem e devolvem o bichinho já com muitos meses, o que dificulta novas adoções.

Noite de prêmios – Sábado – 10 de março- 19H30 – Associação Cecap- Registro
Feira de Adoção – Domingo – 11 de março- Das 9 às 11 horas- Pátio do Toyo – Registro 

Por Marcia Colla
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Projeto de Preservação e Recuperação de Nascentes será implantado em Eldorado

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No último dia 27, o departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, promoveu o Projeto Piloto de Preservação e Recuperação de Nascentes.

O objetivo da proposta é promover, preservar e recuperar nascentes como forma de melhorar a sustentabilidade da pequena propriedade, além de desenvolver um núcleo de pequenos produtores-modelo em preservação de nascentes no cerrado.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Edson Ney Barbosa, a intenção é, também, fazer com que as pessoas da região se conscientizem sobre o assunto e, diante disso, comecem a desenvolver um trabalho efetivo. “Queremos a conscientização das pessoas daquela região e das demais que ficarem sabendo do projeto. Depois, pretendemos desenvolver um trabalho efetivo com as comunidades de trabalhadores rurais do Ribeirão Xiririca, Taquari, Martins e Pedro Cubas”, explicou Barbosa.

Ainda de acordo com o diretor, a ação com essas comunidades servirá de incentivo para que outras regiões preservem seus recursos hídricos.

As atividades para o diagnóstico, implantação e condução do processo de preservação tem como parceiros: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, Instituto Sócio Ambiental (ISA) e a participação das comunidades.

Por Taciana da Paz
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Quiosque da Usina está recebendo reestruturação

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A Estância Turística de Eldorado possui vários pontos turísticos com infra-estrutura para os turistas e para os moradores que prestigiam os locais fornecidos pela natureza.

            Entre um dos pontos admiráveis, está o Salto da Usinam, localizado a 16 km. do coração da cidade. O lugar é rodeado de verde e formado por uma pequena hidrelétrica que operou da década de 20 até a década de 50 e que gerava energia elétrica para todo o município.

            O seu principal atrativo é o Ribeirão Xiririca, com água cristalina, corredeiras, pequenas quedas e piscinas naturais para banho.

            O local conta, ainda, com o Quiosque da Usina, - que está sendo totalmente reestruturado pela Prefeitura Municipal da Estância Turística -, sanitários com chuveiros, quiosques equipados com churrasqueiras, água potável encanada e energia elétrica, quadra de futebol de areia, lago, trilha pela mata com ponte pênsil e estacionamento.

            O Quiosque, após a reforma, será um Centro Cultural voltado para os moradores de Eldorado e para os visitantes.

            Segundo o prefeito, Donizete Antonio de Oliveira, as obras estão sendo realizadas em três etapas: reforma completa no espaço térreo, dando ao local dois novos ambientes; depois será feita a parte suplementar no segundo piso e, por último, melhorias e decoração de interior do Quiosque.

            “O prédio contará com a acessibilidade universal, que é uma prioridade da nossa administração, com a instalação de rampas, elevadores, além de banheiros adaptados”, revelou Oliveira. Para o piso superior, a Prefeitura construirá um auditório para proporcionar diversas atividades culturais.
            Para finalizar, o administrador disse que “é muito bom que o lugar tenha sido recuperado, pois se trata de um cartão postal da cidade”.

Por Taciana da Paz

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Prefeitura de Eldorado faz o “IPTU dá Prêmios”

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A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado lançou em janeiro de 2012, o Concurso “IPTU dá Prêmios”.
            A proposta da administração é fazer com que os moradores paguem em dia o seu imposto e, consequentemente, oferecer premiações para os proprietários dos imóveis.

            O Concurso teve início no dia 2 de janeiro e só será finalizado em 31 de agosto. Segundo os organizadores, poderá participar do mesmo, toda pessoa física ou jurídica, proprietária ou não de imóveis que: receber a conta do IPTU 2012, pagar à vista, ou seja, até o dia 15 de março com 20% de desconto na parcela única, ou parcelado na data de seus vencimentos, preencher corretamente o cupom e depositá-lo na urna específica; regularizar os débitos inscritos em Dívida Ativa, e mediante o comprovante de quitação do mesmo e da troca do comprovante por cupom no Paço Municipal, preenchê-lo corretamente e depositá-lo na urna própria; ou pagar integralmente débito de qualquer natureza lançado na inscrição imobiliária com a Prefeitura, até um dia antes da data da realização do sorteio, apresentar o comprovante de quitação e também trocá-lo por cupom, depositando-o na urna própria. As urnas foram distribuídas em três pontos da cidade: Paço Municipal, Câmara Municipal e Posto de Saúde.

            Com relação aos sorteios, o primeiro será no próximo dia 30, seguido de mais três: 30 de abril, 29 de junho e 31 de agosto. Os participantes concorrerão a nove prêmios, sendo no primeiro sorteio: uma moto, um televisor em cores LCD 32” e um refrigerador. No segundo, a premiação é de um notebook e um fogão quatro bocas; no terceiro: um forno microondas e um aparelho de DVD. No último sorteio, os participantes concorrerão a dois aparelhos de DVD.

            O resultado final de cada sorteio será divulgado no site da Prefeitura (www.eldorado.sp.gov.br) e através de correspondência aos premiados.

            É válido ressalvar que, não terão direito de participar do Concurso “IPTU dá Prêmios 2012”, os contribuintes possuidores de imóveis beneficiados com isenção ou imunidade ao pagamento do imposto, conforme Lei Municipal.

Por Taciana da Paz
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Evento sobre a Saúde da Mulher aconteceu em Eldorado

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Nos dias 27 e 29 de fevereiro, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, através da Secretaria da Saúde, organizou diversas atividades relacionadas à Saúde da Mulher para toda a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na Aldeia Cultural.
No primeiro dia do evento, as participantes tiveram atendimento dermatológico, exames de prevenção do câncer de colo de útero, coleta do Papanicolau, cursos de sabonete e ultrassom obstétrico.
Na Aldeia, houve palestra sobre obesidade e controle nutricional, e uma equipe de enfermagem fez exames para o controle de diabetes e hipertensão.
Outra palestra programada tratou da autoestima, seguida de cortes de cabelo, escova e sorteio de brindes.
Segundo a secretária de Saúde, Lígia Ferreira Museti, os sorteios foram feitos entre as mulheres que coletaram o Papanicolau. “Foi muito interessante essa atividade, pois todas ficaram ansiosas com os brindes”, revelou.
No dia 29, a Saúde também ofereceu um Encontro de Gestantes pela manhã, e a tarde, palestra sobre Planejamento Familiar. “Acredito que foi válida essa nossa proposta. A aceitação foi muito boa diante da nossa programação”, finalizou Museti.

Por Taciana da Paz
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Cinco mil pessoas por noite passaram por Eldorado durante o Carnaval

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Pelo quarto ano consecutivo, o Carnaval de Eldorado foi recheado de shows, trio elétrico e muitos festeiros. Segundo a organização da festa, passaram, por noite, cerca de cinco mil pessoas. 

            A festividade, organizada pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, começou no dia 17 de fevereiro com o tradicional bloco Vai Quem Quer e trio elétrico do grupo Q. Quebre, com saída do Posto de Informações Turística (PIT). Nessa noite, os homens se vestem de mulheres e as mulheres de homem.
            Para o sábado, a Escola de Samba Pérola Negra apresentou um desfile com fantasias ornamentadas e coloridas que foram confeccionadas desde o início do ano. O tema desse ano foi as mulheres.
"Acreditamos que as mulheres estão crescendo cada vez mais, tanto pessoal como profissionalmente. Diante disso, elaboramos um enredo com toda a honra que a mulher merece", conta uma das compositoras do enredo, Janilda Souza Oliveira, mais conhecida como Janinha, que fez parceria com Lélis Ribeiro.  Após, os foliões puderam conferir um show empolgante da banda Hit Parade. 

                Nos dias 19 e 20, aconteceu o Concurso de Blocos Carnavalescos 2012. Ao todo, dois blocos estiveram presentes. A banda Hit Parade também se apresentou nesse dia.
            No último dia de Carnaval, 21 de fevereiro, a partir das 21 horas, no palco montado pela Prefeitura, foi anunciado os vencedores do Concurso de Blocos. Em segundo lugar ficou o Bloco Fecha Boteco Abre Padaria, que recebeu das mãos do vereador, Wagner Vinícius Teixeira de Oliveira, a premiação de R$ 500, e em primeiro lugar e com vitória por dois anos consecutivos, ficou o Bloco Mamonas Assassinas, que teve como prêmio o valor de R$ 1 mil, entregue pelo prefeito, Donizete Antonio de Oliveira. 

            Para o prefeito, foi gratificante ver a população se divertir. "É muito bom perceber que o Carnaval de Eldorado está voltando,que as pessoas estão aprendendo a ficar na cidade e aproveitar uma festa organizada com muito carinho”, enfatizou.
            De acordo com Oliveira, a cidade recebeu muitas pessoas de fora e tanto eles quanto os moradores fizeram do Carnaval a festa que a administração queria. "A festa estava linda, e claro que não poderia deixar de agradecer a Comissão Organizadora da Escola de Samba Pérola Negra, os funcionários da Prefeitura, a Polícia Militar, os comerciantes, os turistas e os eldoradenses. Enfim, agradeço todos que apoiaram de alguma forma para que o Carnaval fosse tranquilo e marcante”.


 Por Taciana da Paz

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Circuito Cultural Paulista 2012 segue com programação em Iguape

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A Prefeitura de Iguape em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo traz para a cidade, a quarta edição do Circuito Cultural Paulista, com programação regular mensal de espetáculos de Teatro, Música, Dança e Circo. Todos gratuitos para o público.
Abrindo a temporada 2012, acontecerá neste sábado (03/março), a partir das 20h, na Praça da Basílica a apresentação musical do Quinteto Dona Zaíra com “Tome Forró”. Forró com pitadas de samba, choro, maracatu jazz e moda de viola, mas sem perder o sentimento matuto do ritmo nordestino.

Esse é o Quinteto Dona Zaíra. Mas, vez em quando, perguntam: "O que cinco jovens paulistas fazem tocando um ritmo com origens tão distantes da sua realidade?" Sendo nascidos e criados no interior paulista, são fortemente influenciados pela cultura caipira. E podemos afirmar que o forró está para o sertanejo do norte assim como o sertanejo raiz está para o caipira paulista. Traçando um paralelo entre esses gêneros, vemos são realidades semelhantes! Ambos, através de sua música, desabafam, contam suas histórias de amor e dão tons irreverentes à suas vivências, usando certa "malícia inocente", mas sem cair no mau gosto ou escracho
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Forró pra ouvir, dançar e interagir: Além do capricho na escolha do repertório e do cuidado com os casais que dançam (é fato que grande parte dos ritmos brasileiros surgiram com as danças), o quinteto se preocupa em fazer um show para aqueles ouvintes que preferem apenas assistir. Com arranjos vocais inspirados em grupos como Demônios da Garoa e 4 Azes e 1 Coringa, os solos de sanfona e cavaco em deliciosos forrós sambados, zabumba e triângulo sincopando nos maracatus e a presença forte do contrabaixo nos contrapontos vindos do choro, a apresentação é pensada do começo ao fim. Além de tudo isso, existe a prioridade de incluir o público no show e trocar energia através do ritmo e da boa conversa. Para o quinteto, fazer o público se sentir à vontade é prioridade.

Novo CD com Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Trio Virgulino, Paulo Freire e Xico Bizerra: O grupo lançou seu 2º disco (Tome Forró) em 2012. O álbum conta com 5 regravações e 10 músicas inéditas autorais, entre elas “Mão na Urtiga”, com Hermeto Pascoal, “Todo dia”, com Dominguinhos e “Desilusão”, com Trio Virgulino. O violeiro e pesquisador Paulo Freire participa
ponteando na viola e declamando um texto do poeta nordestino Xico Bizerra, que fez o poema especialmente para o quinteto.

Músicos

Rafael “Beibi” Arthuso (zabumba e voz) – Músico desde os 16 anos, é compositor da maioria das músicas do quinteto. Atualmente estuda pandeiro com Léo Rodrigues (Escola Prego Batido, São Paulo SP) e canto com a Prof Nara (Orquestra Jovem Tom Jobim). É graduando no curso Licenciatura em Música pela UNIMEP.

André Tagliatti Siguin (acordeon e voz) – Músico desde os 12 anos de idade, concluiu em 2009 o curso de acordeon na ULM (Universidade Livre De Música) em São Paulo e dá aulas de acordeon em Piracicaba-SP.

Indicado a melhor sanfoneiro no Festival Nacional de Forró Edição 2009.
Rafael Barros (cavaco e coro) – Cavaquinista e bandolinista formado em Mpb e Jazz (na área de choro) pelo Conservatório Musical de Tatuí. Foi 3º colocado no concurso Nabor Pires de música instrumental em 2009.
Formado em Licenciatura em Música pela UNIMEP.

Matheus Tagliatti Siguin (contrabaixo e coro) – Atualmente é graduando no Conservatório Musical de Tatuí, onde estuda violão de 7 cordas com o Prof Alexandre Bauab Jr. Estuda também contrabaixo com o Professor Sérgio Frigério e dá aulas de contrabaixo em Piracicaba-SP.

Diego Araújo (triângulo e coro) – Estudante de pedagogia e produções culturais, tem larga experiência em pesquisas históricas. Envolvido há mais de 10 anos com forró pé de serra, já atuou em diversos trios e bandas.

Por 
Katia Rodrigues

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Pedal Noturno, passeio ciclístico todas as sexta-feiras em Registro

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Veja o ultimo roteiro :





Veja o mapa da rota : http://www.bikemap.net/route/1427321
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Creche de Itapeúna recebeu melhorias na infra-estrutura

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A preocupação com a educação sempre foi notória na administração do prefeito de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira. Diante disso, nesse ano, a parceria dos departamentos municipais fez com que a creche do distrito de Itapeúna recebesse uma melhoria em sua infra-estrutura.

Novo acabamento, pintura, telhado, banheiro, cozinha, quartos, berçários e lavanderia foram alguns itens que tiveram mudanças significativas. Segundo Oliveira, o mofo que se encontrava na creche foi retirado, pois podia fazer com que os alunos viessem a ter problemas respiratórios; a segurança foi reforçada e a cozinha foi adequada de acordo com as normas da Vigilância Sanitária (VISA).

Com essa reforma, o local ficou mais amplo e a creche passará a atender 60 crianças. “Antes, conseguíamos atender somente 30, com esses benefícios, atenderemos 60. É uma grande vitória”, ressaltou.
 Para finalizar, o prefeito enfatizou que se orgulha da obra. “Ficamos satisfeitos quando chegamos aqui e vemos que conseguimos melhorar um local tão importante para a comunidade. Estamos fazendo a nossa obrigação que é proporcionar melhor conforto para as crianças. Graças a Deus, nos sentimos realizados vendo a creche reformada”.

Por Taciana da Paz
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28 de fevereiro de 2012

Nota de Falecimento "Senhor Expedito" do Centro Espirita Bezerra de Meneses de Registro-SP

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Noticiamos com pesar o falecimento do senhor Expedito Cordeiro Ramos  do Centro Espirita Bezerra de Menezes de Registro-SP, Depois de ajudar tanta gente a se sentir melhor, cumpriu sua missão. Que Deus acolha sua alma. Vai em Paz!


Foto: Senhor Expedito


Foi na pequena cidade de Tabira no municipio do Estado de Pernabuco, que no dia 20 de agosto de 1936 nasceu o bandeirante do espiritismo, o senhor Expedito Cordeiro Ramos.


Obs: Velório esta sendo na Funerária São Camilo em Registro, enterro marcado para as 15:00hs .



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Show da pastora de Ludmila Ferber será na na sexta 2/03, na Arena de Eventos do Boqueirão

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Ilha Comprida –Considerada um dos grandes nomes da música gospel nacional, a pastora Ludmila Ferber apresenta na sexta-feira, 2  de março , às 22 horas, na Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte, seu show “Poder da Aliança”,  com composições do CD do mesmo nome, o décimo oitavo da sua carreira. O show estava marcado para fevereiro, mas precisou ser adiado em razão de um forte vendaval registrado no dia da apresentação.  






Durante o show, Ludmila Ferber apresentará sua musicalidade e religiosidade  em canções fortes que emocionam o público. Sua trajetória é de sucesso. No ano de 2005 o álbum “Ouço Deus me Chamar”, terceiro volume da série “Para Orar e Adorar”, teve indicação ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Música Cristã”. O show de Ludmila faz parte da programação do Ilha Verão 12 realizada pela Prefeitura da Ilha com apoio do banco Santander. A entrada é gratuita.


Por Marcia Colla

 

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Prefeitura de Miracatu contrata 100 bolsistas para Frente de Trabalho

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Contratados atuarão em setores da administração pública municipal, nos bairros onde residem.




Foto: Adilson Rodrigues é o primeiro bolsista a assinar o contrato

A cerimônia de assinatura do Termo de Adesão à Frente de Trabalho aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Déa Moreira, do vice-prefeito Tico Bala, do presidente da Câmara Municipal – Ezigomar Pessoa, do vereador Elvis Gambelim, do técnico da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho – Edson Roberto Burci, do diretor do Centro Regional do Vale do Ribeira – Zuza Genovez e José Augusto Pires que representou o Deputado Samuel Moreira.




Os discursos versaram sobre a oportunidade e qualificação profissional para o cidadão e sobre a importância da frequência nos cursos. Adilson Rodrigues foi o primeiro beneficiário a assinar o contrato.

Na ocasião, a prefeita Déa Moreira declarou que “foi com muito esforço que conseguimos dobrar o número de vagas para gerar mais emprego no município. Esperamos que com o mesmo empenho vocês agarrem esta oportunidade”.


Foto: Edson tira as dúvidas dos beneficiários

O Departamento Social Municipal informou que foram efetuadas 368 inscrições. Os cem bolsistas convocados, a maioria mulheres, passam a prestar serviços já a partir desta terça-feira, 28 de fevereiro, e permanecem por um período máximo de nove meses. A jornada de trabalho é de seis horas diárias, quatro dias por semana, sendo o quinto dia reservado para o curso de qualificação profissional de 150 horas, proposto e organizado pelo Governo do Estado. Embora não haja vínculo empregatício, as faltas deverão ser justificadas e todos deverão assinar o livro ponto, diariamente. O pagamento do benefício estará disponível entre os dias 20 e 30 de março, de cada mês.

Foto: plenário lotado para assinatura dos contratos

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), popularmente conhecido como “Frentes de Trabalho”, proporciona reinserção no mercado de trabalho, qualificação profissional e geração de renda para a população do Estado de São Paulo, em situação de alta vulnerabilidade social. Fomentado pela Lei Estadual 10.321, de 08 de junho de 1999, em 11 anos de atividades, o Programa já proporcionou, em caráter emergencial, ocupação e renda a cerca de 400 mil pessoas desempregadas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACATU – SP
Lucyenne Davies – Supervisora de Comunicação
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Prefeitura apresenta à Sabesp estudos da universalização de água e esgoto em Registro

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Uma comitiva da Prefeitura de Registro foi a São Paulo, 13 de fevereiro, na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), para reunião que teve objetivo dar continuidade às negociações referente o processo de renovação do contrato, entre Prefeitura e a empresa, do programa de abastecimento de água e coleta de esgoto em Registro.

Tendo em mãos os estudos detalhados, esteve na reunião a prefeita Sandra Kennedy Viana, na companhia do Diretor do Departamento Municipal de Obras da Prefeitura, Vamir Júnior, do professor Elcires Pimenta, coordenador dos estudos do Plano Municipal de Saneamento, elaborado pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESP), instituição contratada para esta consultoria. Da Sabesp, esteve bem representada a equipe técnica da sede da empresa coordenada pelo assessor da presidência, Luiz Carlos Aversa e pela superintendência  do Vale do Ribeira, o então superintendente, Irineu Yamashiro.

O encontro visou aprofundar a apresentação para a Sabesp dos Estudos de Viabilidade Financeira (EVF) realizados pela Prefeitura, que subsidiam as propostas apresentadas pela Prefeitura para assinar o contrato com a empresa com a universalização do abastecimento de água e coleta de esgoto em toda a área urbana do município, no máximo até 2015 e não em mais 10 anos conforme era proposto pela Sabesp. “Os estudos mostram que é possível a empresa antecipar os investimentos para no máximo 3 a 4 anos e garantir água e esgoto em todo município. Não é possível que bairros como Jardim Ipanema e Jardim das Palmeiras, por exemplo, continuem sem rede de esgoto”, disse a prefeita durante  o encontro.

De acordo com a prefeita Municipal, este tema é um dos mais importantes para se chegar a um acordo nas negociações e a Prefeitura tem sido enfática na defesa da universalização em curto prazo. “Aqueles que me cobram para que eu “assine rapidamente o contrato”, querem deixar a população dos bairros sem rede de esgoto e sem prazo para conquistarem este direito. Eu tenho responsabilidade enorme com a população, é por isto que não posso assinar contrato de concessão com empresa que não possa assumir este compromisso”, disse a prefeita Sandra Kennedy. Outros temas que fazem parte da negociação, dizem respeito à tarifa e a recuperação adequada do asfalto pela empresa depois que realiza manutenção ou implantação de redes sendo necessário precisa cortar o pavimento.

A redução da tarifa de esgoto era um das propostas iniciais da Prefeitura assim como foi apresentado na Conferência Municipal de Saneamento apontou esta necessidade. “O Vale do Ribeira é uma das poucas regiões do Estado que a tarifa de esgoto é 100% sobre o valor da tarifa de água”, conta a prefeita Sandra Kennedy. “Entretanto, os estudos técnicos de Viabilidade Econômica e Financeira demonstraram que esta medida é incompatível com a necessidade de implantar rede de água e esgoto em todo o município, isto é, como ainda é preciso muito investimento, reduzir a receita não se mostra viável. Mas como o contrato é revisto a cada quatro anos e até lá queremos que todo o Município tenha água e esgoto, penso que podemos rever esta tarifa também no curto prazo”, completa a Prefeita.

Entretanto, para esta demanda uma alternativa está sendo negociada. A Prefeitura apresentou à Sabesp na reunião proposta de ampliação do número de beneficiários da tarifa social, paga menos quem tem menor condição financeira. A população inscrita no Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único) seria beneficiária limitada a um consumo máximo.

Diante das demandas apresentadas pelo Executivo, a Sabesp pediu prazo para avaliação da proposta, conforme definido na reunião o retorno da proposta seria apresentado à Prefeitura em 27 de fevereiro, até o momento se ainda aguarda posição da companhia.

Da Sabesp de São Paulo também participaram da reunião o gerente de Controladoria e Planejamento Integrado (RCC), Umberto de Medeiros Lima, Januário Gagliardi e Jucilene Alves Evangelista. Da Gerência de Estudos Econômicos Financeiros, o gerente Agnaldo Pacheco e Mauro Jacinto. Pela equipe da Superintendência do Vale do Ribeira participaram o gerente administrativo e financeiro, Osiris Antunes de Caxias e o diretor da Controladoria e Planejamento, Luiz Gonzaga. 

Por 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Registro
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