O município de Registro-SP, no Vale do Ribeira, acaba de reforçar a estrutura da saúde pública com a entrega de uma ambulância zero-quilômetro destinada exclusivamente ao programa Consultório na Rua, iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua.
![]() |
| Registro-SP recebe ambulância exclusiva para o Consultório na Rua e amplia atendimento à população em situação de vulnerabilidade |
O novo veículo foi viabilizado por meio de recursos do Governo Federal, enviados pelo Ministério da Saúde, comandado por Alexandre Padilha, com intermediação do deputado estadual Paulo Fiorilo e articulação do vereador Jefferson Pecori.
A ambulância representa um avanço importante para a assistência especializada, oferecendo um ambiente adequado para realização de procedimentos e exames que, muitas vezes, precisavam ser feitos de forma improvisada durante as abordagens das equipes de saúde.
Segundo o deputado estadual Paulo Fiorilo, a chegada do equipamento transforma a qualidade do atendimento prestado à população.
“Antes eles colhiam o sangue no chão; hoje estão colhendo em um espaço adequado. É uma contribuição importante do Governo Federal”, destacou.
Além de proporcionar mais dignidade aos pacientes, a nova ambulância também otimiza a rede municipal de saúde. Como o atendimento do Consultório na Rua passa a contar com um veículo próprio, as ambulâncias utilizadas no socorro geral ficam disponíveis para outras ocorrências de urgência e emergência.
Durante a entrega, o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social de Registro, Fábio Tatu, destacou que o investimento fortalece a integração entre saúde e assistência social.
“Queremos que essa integração aconteça cada vez mais rápido, para que as pessoas tenham dignidade, humanidade e a oportunidade de transformar suas vidas”, afirmou.
Para Humberto Tobé, especialista em gestão de saúde da equipe do ministro Alexandre Padilha, iniciativas como essa reforçam o compromisso do SUS com uma assistência mais humanizada.
“O Consultório na Rua é uma estratégia essencial para garantir que a saúde chegue a quem mais precisa. Equipar as equipes com estrutura adequada significa oferecer atendimento com mais dignidade, segurança e qualidade, fortalecendo o cuidado integral às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Humberto Tobé.
O programa Consultório na Rua integra a Política Nacional de Atenção Básica e leva atendimento médico, de enfermagem, vacinação, exames, acompanhamento de doenças crônicas, saúde mental e encaminhamento para outros serviços do SUS, ampliando o acesso à saúde para uma população historicamente vulnerável.
