Primeiro encontro de 2026 estabelece diretrizes estratégicas para o setor
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou, na última quarta-feira, 14 de janeiro, no Posto de Informações Turísticas (PIT), ao lado da Rodoviária, o primeiro encontro de 2026, com a participação expressiva de conselheiros e interessados no avanço do turismo em Registro.
A agenda concentrou debates sobre diretrizes para o ano, com destaque para a criação das Câmaras Técnicas, a atualização do Calendário de Eventos Turísticos e a definição das prioridades do setor.
Sobre identidade turística, os participantes reconheceram a imigração japonesa como referência central da vocação local que integram o patrimônio material e imaterial da cidade, considerando sua relevância histórica.
A abordagem considerou a diversidade cultural do município e a construção plural dessa identidade.
Como desdobramento das discussões, o COMTUR instituiu três Câmaras Técnicas:
A de Infraestrutura irá avaliar acessos, mobilidade, sinalização e equipamentos essenciais, com prioridade para a melhoria das condições de recepção aos visitantes.
A de Operações das Atividades características ao Turismo atuará na organização e na qualificação de segmentos como turismo rural, eventos, gastronomia, hospedagem e lazer, com incentivo ao empreendedorismo e à integração entre os agentes do setor.
Já de Tecnologia, Informação e Comunicação terá como diretriz a modernização da gestão turística, por meio do uso de ferramentas digitais, com estratégias de divulgação nos canais de comunicação.
As propostas elaboradas pelas Câmaras serão submetidas ao Conselho no prazo de até seis meses. As reuniões do COMTUR ocorrem sempre na segunda quarta-feira de cada mês, às 17h, no PIT. O próximo encontro está agendado para 11 de fevereiro.
Com planejamento e atuação técnica estruturada, o COMTUR avança na consolidação de políticas voltadas à valorização de Registro como importante destino turístico.
*Crédito da Foto: COMTUR
