Se as poesias de Sueli Correa já encantam os leitores, a combinação com fotos do Vale do Ribeira, também de sua autoria, torna a Instalação “Retrospectiva Fotopoesia, por Sueli Correa”, imperdível para quem ama a arte.
![]() |
| Pré-abertura da Instalação de Fotopoesia de Sueli Correa acontece nesta quarta 17-12, na Casa Shigeo, em Registro-SP |
A pré-abertura acontece nesta quarta-feira 17.12, das 17h às 20h, na Casa Shigeo, espaço artístico/cultural independente voltado para o público infantojuvenil, focado nas Artes Visuais, Artes Literárias e Artes Teatrais. O evento quarta 17.11 é para convidados. A abertura oficial será no dia 12 de janeiro de 2026.
“Eu tenho rios. Estradas. Montanhas. Dentro de mim. Sou território livre”, escreve a autora, emocionada com a Instalação, que celebra seus 40 anos de profissão como jornalista, poetisa e escritora. O trabalho, que conecta fotos e poesias, mostrará cenas importantes da trajetória profissional de Sueli Correa, dos quais, o Projeto “Dois Olhares”, realizado em parceria com a fotógrafa Socorro Figueiredo e a Exposição itinerante “Flores à Beira do Caminho”, que aconteceu em Registro, São Paulo (Alesp) e Santos, no Teatro Municipal. Também há destaque para a exposição de Fotopoesia “Azul da Cor do Mar’, realizada na Casa Shigeo, o Varal de Fotopoesia em Sete Barras, entre outros trabalhos.
Jornalista, Sueli Correa chegou ao Vale anos atrás para trabalhar no então jornal “A tribuna do Ribeira”, do Grupo “A Tribuna de Santos”, como jornalista e fotojornalista. No dia a dia, registrou o cotidiano da região, sempre com sensibilidade e talento. Autora do livro de contos “Capuzes”, Sueli Correa reúne um extenso arquivo de poemas, fotos, contos e trabalhos jornalísticos.
Com textos sensíveis, poesias ímpares e fotos marcantes, Sueli Correa afirma que uma das principais conquistas de seu trabalho foi inspirar mais pessoas a acreditarem e investirem na arte. “ Encontrei a estudante Celeste Arnoni, 16 anos, e ela me contou que começou a escrever poesias aos doze anos de idade, depois de participar, com sua mãe, de uma exposição de Fotopoesia, de minha autoria, na Casa Shigeo.
Achei isso fantástico, um presente, jovens investindo em Cultura”, comemora a jornalista. Para Sueli Correa, a Instalação mostra um pouco de seu amor pelo Vale do Ribeira, pelo Jornalismo, pelas fotos e pela poesia. Após a pré-abertura nesta quarta 17.12 – evento para convidados -; a abertura oficial para a visitação pública gratuita será a partir do dia 12 de janeiro de 2026, com agendamento prévio.
Serviço
Pré-abertura da Instalação “Retrospectiva Fotopoesia, por Sueli Correa”
Quarta- 17.12- Casa Shigeo
Das 17 h às 20h
R. Joaquim Marques Alves, 126- Centro – Registro-SP
