Neste 28 de novembro de 2025, tinha tudo para ser mais um dia de patrulhamento de rotina de uma equipe da Polícia Militar Ambiental focada na Operação Piracema no Rio Ribeira de Iguape.
No entanto, a missão de fiscalizar a pesca ilegal se transformou repentinamente em um resgate de vida ou morte no final da tarde.
Os agentes, a bordo da embarcação "Ribeira", haviam percorrido os rios Juquiá, Preto e Ipiranga sem registrar anormalidades. Foi no retorno, por volta das 15h40, que a situação mudou completamente.
Próximo à ponte do Rio Iguape, no bairro Vila Nova, os policiais avistaram uma cena tensa: um homem se debatendo na água, com os braços visíveis e gritando por socorro.
A resposta da guarnição foi imediata e decisiva. Em um ato de pura agilidade, a embarcação foi rapidamente direcionada, um colete salva-vidas foi arremessado e o indivíduo foi retirado da água em segurança.
Já a salvo, o homem em crise revelou aos agentes que havia pulado da ponte intencionalmente, buscando tirar a própria vida devido a problemas pessoais.
Demonstrando preparo para além da fiscalização ambiental, os policiais utilizaram técnicas de primeiros socorros e abordagem de crise para acalmar a vítima.
Na sequência, foi acionado o apoio. Uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos especializados e transportou o rapaz para a Unidade de Pronto Atendimento para acompanhamento.
Equipes de Rádio Patrulhamento da Polícia Militar também deram suporte no local.
A prontidão e o preparo dos policiais ambientais garantiram que o patrulhamento contra a pesca predatória se encerrasse como uma bem-sucedida e crucial missão de resgate.
