Antônio Porto - Réveillon Vila das Pedrinhas - PorTodaMPB

Músico instrumentista, cantor e compositor nascido em Campo Grande-MS, cidade onde iniciou sua carreira musical aos 15 anos, participando de Festivais Estudantis e como componente do Grupo Benvirá , que contava com músicos já conhecidos na cena musical do Mato Grosso do Sul. Logo começou a se integrar nas bandas de apoio dos principais compositores sul-mato-grossenses como Geraldo Espíndola, Celito Espíndola, Alzira E, Paulo Simões e Guilherme Rondon.

Antônio Porto - Réveillon Vila das Pedrinhas - PorTodaMPB
Antônio Porto - Réveillon Vila das Pedrinhas - PorTodaMPB


Em 1987, transferiu-se para São Paulo, a convite de * Almir Sater para integrar a banda de Renato Teixeira , com quem ficou até o início de 1989 quando resolveu mudar-se para a Europa.

Se instalou em Viena-Áustria, onde estudou Jazz e no decorrer do tempo passou a fazer parte das bandas dos principais artistas austríacos, assim como da África, do Oriente Médio e da América Latina que lá viviam. 

Por mais de uma década, foi um dos baixistas mais requisitados da Europa Central e com artistas como Hubert Von Goisern, Timna Brauer e Alegre Corrêa , se apresentou nos principais Festivais de Jazz e de World Music do mundo, percorrendo cerca de 40 países.

De volta ao Brasil, trabalhou com Pena Branca e Xavantinho gravando o último CD da dupla com participação de Milton Nascimento. Nesse momento também foi integrante da banda de Almir Sater, de 2008 e 2012.

De 2013 a 2019, foi o baixista da pianista carioca Bianca Gismonti - filha do Maestro Egberto Gismonti com quem gravou quatro álbuns e voltou a fazer turnês pela Europa, Ásia, África e América do Sul. Em 2023 foi um dos arranjadores do espetáculo Tetê Espíndola e Orquestra de Câmara do Pantanal, sendo, desde 2013, baixista e diretor musical da banda de Tetê Espíndola. É compositor de trilhas sonoras para filmes, espetáculos de dança e teatro.

Desde Agosto de 2024, comanda o sarau PorTodaMPB, realizado todas as sextas-feiras no Teatro da Rotina em São Paulo, que já contou com participações de artistas como Indiana Nomma, Zé Geraldo, Tetê Espíndola, Renato Bráz, Eduardo Gudin, Nô Stopa, Selma Fernandes, Thiago K, Thadeu Romano, Netinho, Júlio Maria, Cacá Lima e outros músicos da cena musical paulistana.

Sobre o projeto PorTodaMPB

PorTodaMPB é um show comandado pelo músico Antônio Porto que, há mais de um ano, se apresenta todas as sextas-feiras no Teatro da Rotina em São Paulo, e que ficou conhecido por ser um momento musical em que se revive a história da Música Brasileira, reverenciando muitos dos seus mais históricos representantes e movimentos. 

PortodaMPB se tornou, além de um show, um contagiante e extrovertido sarau onde muitos músicos conhecidos, de vários segmentos musicais comparecem para compartilhar dessa belíssima homenagem ao que há de mais icônico na Música Brasileira.

O projeto PorTodaMPB, se tornou uma viagem através do legado dos mais brilhantes compositores da história. O repertório é baseado no coletivo imaginário dos brasileiros com canções de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Jorge Benjor, Sá e Guarabira, Fagner, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee. .. e muitos outros, trazendo uma enorme variedade de estilos, abordando desde o modernista Tropicalismo até o POP Nacional dos anos 1980 e do tradicionalismo do samba, da música nordestina e do interior do Brasil.

PorTodaMPB é uma relação de puro afeto e reverência à grande Música Brasileira.


No dia 31/12/2025, se apresentará na Vila das Pedrinhas - Ilha Comprida acompanhado pelos músicos Pedro Marcondes ( baixo elétrico) e Renato Lellis ( bateria)
Postagem Anterior Próxima Postagem