Vale do Ribeira - Festival do Buraco Quente valoriza lanche tradicional de Pariquera-Açu

Vale do Ribeira - Promovido pelo Sebrae-SP e Prefeitura de Pariquera-Açu, festival movimenta a cidade entre os dias 6 e 31 de outubro


Vale do Ribeira -  Festival do Buraco Quente valoriza lanche tradicional de Pariquera-Açu
Vale do Ribeira -  Festival do Buraco Quente valoriza lanche tradicional de Pariquera-Açu 

Vale do Ribeira -  Festival do Buraco Quente valoriza lanche tradicional de Pariquera-Açu
Vale do Ribeira -  Festival do Buraco Quente valoriza lanche tradicional de Pariquera-Açu 


Verdadeira tradição gastronômica de Pariquera-Açu, o sanduíche buraco quente ganha uma homenagem especial nesse mês de outubro. 

Realizado numa parceria entre Sebrae-SP e Prefeitura do município, o 1º Festival do Buraco Quente movimenta a cidade entre os dias 6 e 31/10 com a valorização do clássico sanduíche feito de pão francês recheado com carne moída refogada.

O evento também faz parte das comemorações pelos 72 anos de emancipação de Pariquera-Açu. “O Festival do Buraco Quente vem para mostrar a força da nossa cultura gastronômica e o quanto esse saboroso lanche segue fazendo história, pois desde a década de 1970 temos ele como um dos ícones da nossa culinária pariquerense, sendo referência. 

Com toda certeza, os estabelecimentos inscritos vêm mostrar aos munícipes e turistas a nossa tradição”, ressalta o prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa.

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira, explica que a iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria com a Prefeitura que promove uma abordagem estratégica visando o desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios e no fomento ao empreendedorismo.

“Além de realizarmos uma série de atividades para qualificação do atendimento e da gestão dos pequenos negócios, também investimos em ações voltadas a fortalecer o turismo e a cultura local. O Festival do Buraco Quente estimula a valorização da gastronomia como atrativo turístico da cidade”, afirma Ricardo.

Seis estabelecimentos se inscreveram para participar do Festival e oferecer o tradicional lanche a moradores e turistas: Casa Nova Burguer, Empório dos Pães, Happy Hour, Raphão Burguer, Barraca da Dona Maria e Rastro de Praia.

Patrimônio


Dono da Casa Nova Burguer, Luiz Carlos Nascimento conta que seu irmão adquiriu o bar de Benedito Gauglitz alguns anos depois que a família Gauglitz inventou a receita do lanche, na década de 1970.

 "Então demos continuidade ao estabelecimento onde vendia o tradicional buraco quente. Paramos há cerca de 40 anos e há seis eu voltei a fazer o lanche. Estou muito satisfeito com o resultado de voltar com a tradição de anos atrás”, revela Luiz Carlos.

Para o empresário, o Festival valoriza a cultura local, resgata tradições e fortalece a identidade da comunidade, despertando orgulho nos moradores que sempre apreciaram o sanduíche.

Considerado como expressão da cultura alimentar de Pariquera-Açu, o buraco quente também pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. É o que propõe o projeto de lei do deputado estadual Paulo Correa Júnior, que tramita desde junho na Assembleia Legislativa.
Postagem Anterior Próxima Postagem