Empresas integram o programa Speed Marine do Sebrae-SP, promovido na região em parceria com o Aquário de Ideias
![]() |
| Startups realizam visita técnica para conhecer ecossistema de inovação do Vale do Ribeira |
![]() |
| Startups realizam visita técnica para conhecer ecossistema de inovação do Vale do Ribeira |
Nos dias 24 e 25 de setembro, o Sebrae-SP promoveu a visita técnica de 15 startups de diversos municípios ao ecossistema de inovação e economia azul do Vale do Ribeira.
São empresas que participam do projeto Speed Marine, programa de aceleração do Sebrae for Startups desenvolvido na região em parceria com o Aquário de Ideias e outras instituições como Unesp, ETEC, Senac, Senai, Fatec e Instituto Federal.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Ricardo de Oliveira, o Speed Marine atende startups que buscam soluções para o uso sustentável dos recursos marítimos e costeiros.
O programa envolve os Escritórios Regionais do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, São José dos Campos e Baixada Santista, cobrindo todo o litoral do Estado.
“Além de mostrar todo o ambiente de inovação disponível em cada região, as visitas técnicas oferecem a oportunidade de fazer essa conexão entre mercado e meio acadêmico para gerar inovação, renda e diversificação para as empresas participantes”, explica Ricardo.
A gerente regional do Sebrae-SP Michelle dos Santos destaca que o Speed Marine se conecta ao Corredor Azul, outro grande projeto do Sebrae que busca fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade e a continuidade da preservação dos recursos marítimos, especialmente no Vale do Ribeira.
“O Sebrae vem com o seu principal objetivo de desenvolver o empreendedorismo e a visão de mercado, mas com olhar sustentável e de preservação do nosso oceano”.
A programação da visita à região começou no Aquário de Ideias e na Unesp em Registro, onde os empresários participaram da palestra sobre ‘Inovação e Cadeia de Valor da Bioeconomia do Vale do Ribeira’, ministrada pelo professor Guilherme Wolff Bueno.
Também visitaram os laboratórios de Ecotoxicologia, Bioeconomia, Tecnologia de Alimentos, Aquicultura e Qualidade da Água, além do Instituto de Estudos Avançados do Mar. No campus experimental da Unesp, assistiram à palestra sobre propriedade intelectual e patentes, ministrada por Leonardo Martins, do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
No dia 25, foi a vez de pisar na areia e conhecer de perto as riquezas que o litoral da região pode oferecer. Em Cananéia, o grupo participou de uma remada especial realizada com apoio do Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC), onde também conheceram os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na região e puderam se conectar com novas oportunidades de negócios ligadas ao uso sustentável dos recursos.
Para saber mais sobre os programas de apoio a startups do Sebrae-SP, acesse o site https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/.
.jpg)
.jpg)