População passa a contar com medicamento gratuito que reduz o risco de infecção pelo vírus
A Prefeitura de Registro-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu na rotina de atendimento a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) como parte dos serviços ofertados na rede municipal.
A iniciativa marca um avanço nas políticas de prevenção e cuidado com a saúde, ampliando o acesso da população a um método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pela sua eficácia na redução do risco de infecção pelo vírus causador da Aids.
A PrEP consiste no uso diário de um medicamento que atua impedindo que o HIV se estabeleça no organismo em caso de contato com o vírus.
A inclusão desse tratamento no atendimento local representa uma conquista para o município, já que, até então, os pacientes precisavam se deslocar até o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua para ter acesso ao atendimento e à medicação.
Com o novo serviço, os moradores de Registro-SP passam a contar com a distribuição gratuita e acompanhamento integral fortalecendo as ações de prevenção e cuidado em saúde.
O tratamento é indicado para todas as pessoas que se enquadrem em situações de infecção pelo vírus do HIV.
O paciente passa por avaliação do (a) médico (a), enfermeiro (a) ou farmacêutico (a), e se elegível, recebe o medicamento gratuitamente e acompanhamento pela equipe de saúde.
A Secretaria reforça que o uso da camisinha continua sendo indispensável, uma vez que a PrEP não protege contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatites B e C.
Com a implantação da PrEP, Registro-SP avança no enfrentamento ao HIV e fortalece as ações de prevenção e cuidado com a saúde da população.
