Formação no Quilombo Ivaporunduva alia vivência cultural e práticas pedagógicas voltadas à diversidade
Professores da Rede Municipal de Ensino de Registro-SP participaram nesta terça-feira (7/10), da segunda etapa da capacitação étnico-racial, realizada no Quilombo Ivaporundava, no município de Eldorado. Atividade integrou o programa de Educação Quilombola, promovido pelo Sesc, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para a População Negra e Indígena de Registro.
A formação uniu experiências pedagógicas e vivências culturais, estimulando os educadores a refletirem sobre metodologias de ensino que reconheçam e valorizem as diferentes identidades e histórias presentes no ambiente escolar.
Durante o encontro, os educadores conheceram a sede da associação que representa as comunidades André Lopes, Ivaporunduva, Galvão, Nhunguvira, Ostras, Sapatú e São Pedro, além de participarem de uma aula conduzida por monitores e moradores locais, que compartilharam saberes, tradições e práticas comunitárias.
A programação incluiu ainda visita à Escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa, a primeira Escola Quilombola reconhecida no Estado de São Paulo, considerada referência iniciativas que e fortalecem o vínculo entre educação e cultura.
Esta foi a segunda de três etapas da formação – a primeira ocorreu em 9 de setembro, no auditório do Sesc, e o ciclo formativo será concluído em novembro.