Iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com a Prefeitura de Pedro de Toledo
Com o objetivo de acessar novos mercados para escoar a produção de banana, produtores de Pedro de Toledo participaram de missão empresarial do Sebrae-SP à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Promovida no dia 21 de outubro, a visita técnica faz parte do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com a Prefeitura de Pedro de Toledo.
Os agricultores familiares integram a Associação dos Empresário Rurais de Pedro de Toledo e a Cooperativa Ouro do Vale.
Eles foram recepcionados pelo chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), Thiago de Oliveira, e pelo assessor técnico da Ceagesp, Luiz Henrique Bambini, que destacou as oportunidades do Edital de Chamamento Público nº 02/2025, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Com inscrições até 24 de outubro, o edital abre oportunidade para aquisição de espaços para comercialização na Ceagesp.
Após a apresentação sobre a Companhia e o funcionamento do mercado, os produtores conheceram o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e tiveram contato com empresas que trabalham com bananas.
“Em parceria com a Prefeitura de Pedro de Toledo, estamos trabalhando junto aos produtores para torná-los competitivos.
Para isso utilizamos os pilares gestão, tecnologia e mercado. Queremos superar uma das grandes dificuldades do produtor, que é o escoamento da produção.
Nosso objetivo é encurtar a cadeia produtiva e colocar o produtor mais próximo do atacado e do varejo para que, além de acessarem novos mercados, também recebam o preço justo pelo que produzem”, explica o consultor do Sebrae-SP, Anderson Bezerra de Lima.
Diretor de Agricultura da Prefeitura e presidente da Associação dos Empresários Rurais de Pedro de Toledo, Josué Moreira afirma que a visita técnica ao Ceagesp deixou os produtores otimistas com a possibilidade de novos negócios.
“A missão foi muito importante e pode abrir um leque de negócios para a Associação. Vamos pleitear uma vaga para comercializar no Ceagesp para o varejo. Será uma boa oportunidade para escoar a produção”, revela Josué, que também é produtor de banana.
Se a Associação for selecionada, a expectativa é comercializar cerca de uma tonelada de banana a cada final de semana, quando passam pelo Ceagesp mais de 40 mil pessoas.
