Sebrae-SP realiza encontro com empreendedoras negras do Vale do Ribeira

Café Potência Negra será no dia 7 de outubro no Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro; inscrições são gratuitas


Sebrae-SP realiza encontro com empreendedoras negras do Vale do Ribeira
Sebrae-SP realiza encontro com empreendedoras negras do Vale do Ribeira




Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro na região, o Sebrae-SP realiza no dia 7 de outubro o Café Potência Negra – Vozes que transformam. 

Voltado para as mulheres, o evento será realizado no Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/PotênciaNegra.

“Queremos criar um espaço de escuta e troca entre as mulheres negras empreendedoras do Vale do Ribeira, compreender seus desafios e objetivos e apresentar caminhos para fortalecer os negócios com apoio do Sebrae”, explica a analista de negócios do Sebrae-SP, Aline Magalhães. 

O Café também marcará o início do Projeto Potência Negra, uma iniciativa do Sebrae-SP voltada ao fomento do afroempreendedorismo, com a criação de um ambiente de apoio e crescimento mútuo para os empreendedores negros.

Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores negros somam 16 milhões em todo o país, um crescimento de 31% entre 2012 e 2024. 
No entanto, mesmo sendo maioria dentro da população brasileira (56,6%), somente 52,7% dos donos de negócios são negros. Os números fazem parte da pesquisa “O novo retrato do negro empreendedor brasileiro – Sob a Ótica da PNAD Contínua”.

O levantamento também mostra que, mesmo com mais escolaridade, as empreendedoras negras recebem menos do que os empresários brancos. Ao todo, 65,4% delas têm o ensino médio ou mais; entre os homens brancos, o percentual é menor: 65,2% do total.

Levando em conta somente quem possui ensino médio completo, o resultado é ainda mais desigual: 42,6% das mulheres negras donas de negócios têm essa formação, contra 33,7% dos homens brancos empreendedores. Ainda assim, elas ganham menos de 40% do rendimento dos brancos donos de empresas.

“Apoiar negócios comandados por mulheres negras é importante para que possamos construir um futuro mais inclusivo e com igualdade de condições. O empreendedorismo também é uma ferramenta de inclusão social e produtiva no nosso país e o afroempreendedorismo fortalece a comunidade negra, gera renda e cria oportunidades”, reforça Aline.

SERVIÇO

Café Potência Negra – Vozes que Transformam

Data: 7 de outubro (terça-feira)

Horário: 9h às 11h

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro

Endereço: Rua José Antonio de Campos, 297 – Centro

Inscrições gratuitas pelo link https://bit.ly/PotênciaNegra
Postagem Anterior Próxima Postagem