Iniciativa valoriza a consciência socioambiental e destaca o papel fundamental da educação no processo de transformação das comunidades locais
Registro, 24 de setembro de 2025 – A Sabesp, Unesp, Prefeituras de Cajati e de Miracatu lançam, nesta quarta-feira (24), um livro que conta e registra as ações socioambientais promovidas pela maior empresa de saneamento do Brasil na região do Vale do Ribeira, que, atualmente, possui mais de 317 mil habitantes.
O livro é resultado de um processo coletivo construído junto a professores, alunos e comunidades, trazendo à tona vivências, desafios e aprendizados que fortalecem o pertencimento territorial.
A iniciativa também expõe a importância da educação ambiental e do saneamento básico para o futuro das comunidades do Vale do Ribeira, valorizando os povos indígenas, quilombolas, caiçaras e agricultores familiares — verdadeiros guardiões da água e do território.
Para que tais ações se materializem na vida da comunidade, a Sabesp tem promovido palestras, oficinas, apresentações teatrais, entre outras.
Ao todo, serão distribuídos gratuitamente cerca de mil livros para alunos da rede municipal de ensino e bibliotecas municipais.
O material é resultado do Projeto Socioambiental da Sabesp, que desenvolve ações permanentes nos municípios de Cajati e Miracatu. A obra bibliográfica sistematiza os aprendizados e experiências acumuladas ao longo do projeto, transformando-os em referência para professores, gestores e comunidades da região.
“O lançamento deste livro marca um passo importante para o fortalecimento da consciência socioambiental na região. A obra destaca o papel fundamental da educação no processo de transformação, conectando preservação ambiental, saneamento básico e qualidade de vida para as comunidades locais.
Ele contribui de forma significativa para a ampliação do acesso a informações e práticas que unem sustentabilidade e cidadania. Essa união de esforços promove a valorização do território, a preservação da Mata Atlântica e o avanço do saneamento.
Projetamos um futuro em que a região seja exemplo de desenvolvimento sustentável, onde cada ação educativa se converta em impacto real para o meio ambiente e para a vida das pessoas do Vale do Ribeira”, lembra Camila Luz, gerente regional da Sabesp no Vale do Ribeira.
“Essa é uma parceria saudável, produtiva e com um potencial de crescimento e ampliação. Nesse projeto, a Unesp foi um colaborador. Tais parcerias proporcionam maior robustez e podem levar a propostas de transformação.
Dessa forma, a autoestima é fortalecida e a união entre as pessoas dessa comunidade também”, comemora João Vicente Coffani Nunes, Biólogo, Prof. Dr. no curso de Engenharia Agronômica, Campus de Registro da Unesp.
“A obra é um legado para as presentes e futuras gerações de vale-ribeirenses. Até o presente momento, nossa comunidade tem sido impactada positivamente com a parceria, por meio da Educação Ambiental disseminada em todas as Unidades Escolares municipais, atingindo mais de 2 mil alunos e mais de 400 professores.
Assim, temos impactos imediatos na qualidade das águas e na qualidade de vida das pessoas”, explica Adão Barbosa de Araújo, Agente de Meio Ambiente da Prefeitura de Miracatu.
“Ele (o livro) não apenas preserva a história local, mas também contribui para a melhoria das condições de vida da população, por meio da educação e da conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
Projetos como esse podem servir de modelo para outras regiões, mostrando como a cultura, o meio ambiente e as políticas públicas podem se unir para promover o bem-estar de uma comunidade”, enfatiza Oldair Gomes de Oliveira, ex- secretária de Cultura e Turismo de Cajati (2023/2024).
A PreserValle, empresa que atua na área de serviços ambientais, foi a responsável pelo recolhimento das informações e sua organização, visando a composição da obra, em parceria com as Prefeituras de Cajati e Miracatu.
“O livro cumpre a função de nortear futuras ações socioambientais, oferecendo suporte conceitual e metodológico para a gestão dos recursos hídricos e para a prática educativa em contextos formais e informais”, explica Rafael França Guimarães de Paula, da PreserValle, que também é o redator do livro.
Com a iniciativa, a Sabesp reforça seu compromisso de não apenas levar água de qualidade e esgoto tratado para a população do Vale do Ribeira, mas, também, na preservação da natureza e dos mananciais que vão garantir o bem-estar e o futuro das novas gerações, com mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico.
Agenda
Lançamento oficial
Local: Biblioteca da Unesp
Endereço: Av. Nelson Brihi Badur, 430 – Vila Tupy – Registro/SP
Data: 24 de setembro
Horário: 19h
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil.
A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.
