Quilombos do Paraná recebem espetáculo Memórias Duma Baobá

O projeto será apresentado entre setembro e novembro deste ano e contará com oficinas formativas.

Isabel Oliveira em Memórias Duma Baobá - Crédito Everton Vieira.
Isabel Oliveira em Memórias Duma Baobá - Crédito Everton Vieira.



O Coletiva Èmi Wá, grupo de artes e cultura negras, está com o solo Memórias duma Baobá percorrendo 7 comunidades do Paraná. Protagonizada pela atriz Isabel Oliveira, a peça começou a ser apresentada gratuitamente no último dia 5 na Comunidade Quilombola João Surá, em Adrianópolis, e estará em outros espaços de convivência e barracões das comunidades de Castro, Lapa, Piraí e Ponta Grossa.

Cada localidade vai receber ainda a oficina Memórias do Quilombo, onde mulheres negras e/ou quilombolas protagonizarão suas histórias e experiências. Tais relatos serão registrados em áudio, dando vida ao podcast que tem o mesmo nome da oficina. Posteriormente, o trabalho em áudio será devolvido às comunidades e distribuído às escolas estaduais, assegurando a preservação dessas memórias individuais e coletivas.

“O espetáculo Memórias duma Baobá nasceu a partir do impulso de revisitar minhas memórias afetivas e refletir sobre o que permanece de nós. Como mulher negra, me pergunto constantemente quantas das nossas histórias realmente são compartilhadas e preservadas. O processo de escrita começou quando recordei uma promessa que fiz a minha avó, de transformar uma de suas histórias em espetáculo. São essas narrativas repetidas tantas vezes por ela, somadas às memórias generosamente doadas por outras mulheres negras, que o público vai poder conhecer. E o podcast surge justamente com esse propósito, de contar e recontar essas histórias, garantindo que ecoem e permaneçam vivas nas vozes dessas mulheres”, revela a atriz Isabel Oliveira.

Criada em 2019 e formada por artistas comprometidas com a valorização das memórias afro-brasileiras, a Coletiva Èmí Wá atua no teatro e em ações formativas que aproximam arte, ancestralidade e comunidade.

O espetáculo Memórias duma Baobá já recebeu diversos prêmios, participando da programação de importantes festivais em São Paulo, Paraná e Salvador, se consolidando como uma das obras mais importantes do teatro contemporâneo paranaense.




Serviço:

Circulação do espetáculo “Memórias duma Baobá” + oficinas “Memórias de Quilombo” + gravação do podcast “Memórias de Quilombo”

Onde: 07 comunidades quilombolas do Paraná

Quando: de setembro a novembro de 2025

Quanto: gratuito

Realização: Coletiva Èmí Wá

Apoio: Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Cultura e PNAB

Por Xandy Novaski


Crédito das fotos: Everton Vieira
Postagem Anterior Próxima Postagem