No dia 1º de outubro (quarta-feira), às 8h, uma comitiva do Vale do Ribeira estará em Brasília para uma importante reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
![]() |
| Lideranças do Vale do Ribeira se reúnem com Geraldo Alckmin para discutir riscos da importação de banana do Equador |
O encontro terá como pauta central a preocupação com a possível importação de banana do Equador, que representa sérios riscos fitossanitários e socioeconômicos para o Brasil e, em especial, para o Vale do Ribeira.
A região, maior produtora de banana do Estado de São Paulo e uma das principais do país, depende fortemente dessa atividade: cerca de 80% da economia do setor primário está ligada à bananicultura.
A entrada de banana equatoriana, além de ameaçar a produção local com possíveis pragas e doenças, pode gerar graves impactos sociais e econômicos para milhares de famílias que vivem do cultivo.
Participarão da reunião representantes do setor produtivo, como a Abavar, a Coopervale VR e outras entidades do Brasil ligadas à bananicultura, além de autoridades políticas da região, entre elas o prefeito de Registro-SP, Samuel Moreira, e os vereadores Jefferson Pecori, Jeferson Magario, Toon Adorno, Xavico, Gerson, Amarildo e Itamar.
“Essa é uma pauta que une toda a região. O Vale do Ribeira não pode correr o risco de ver sua principal atividade econômica ameaçada. Estamos levando nossa preocupação diretamente ao vice-presidente e esperamos encontrar caminhos que protejam nossa agricultura e as famílias que dela dependem”, destacou o vereador Jeferson Magario
