Escrita criativa e espetáculos teatrais agitam Fábricas de Cultura em Iguape e Osasco



Escrita colaborativa, vivências teatrais e narrativas populares celebram a arte e a cultura nas unidades.

Escrita criativa e espetáculos teatrais agitam Fábricas de Cultura em Iguape e Osasco
Agosto cultural nas Fábricas de Cultura: do palco livre ao folclore brasileiro. Foto: divulgação


São Paulo, agosto de 2025 - As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis, realizam uma série de atividades culturais gratuitas em agosto, que vão do improviso e liberdade criativa ao resgate das tradições culturais brasileiras, com diferentes expressões, aprendizados e contatos com linguagens artísticas. As ações acontecem nas unidades de Diadema, Iguape e Osasco.


Teatro e escrita colaborativa em Iguape



Na Fábrica de Cultura Iguape, a programação reúne teatro e escrita colaborativa. Em 19 de agosto, às 18h, o ator e dramaturgo Menon de Sá, do coletivo Esquecidos pela Bombom, conduz uma oficina de redação criativa, em que os participantes criam cenas originais em grupo e apresentam o resultado em uma leitura encenada. 

Já em 22 de agosto, às 14h, a bibliotech da Fábrica promove o Corpo em cena - Vivência de teatro amador, com jogos teatrais e práticas corporais como forma de expressão.

Na mesma data, às 20h, o coletivo Esquecidos pela Bombom apresenta o espetáculo Daquele ponto. A trama acompanha o encontro de Sofia e Heitor em um ponto de ônibus numa noite de chuva. A aventura revela sentimentos, conflitos e transformações ao longo de uma conversa que poderia ter sido apenas passageira.


Histórias e encantamentos em Osasco

Para encerrar o circuito, a Fábrica de Cultura Osasco recebe, em 22 de agosto, às 15h, o espetáculo Prosa no quintal de Inhá. Inspirada na coletânea Contos Populares do Brasil, de Silvio Romero, a peça mistura teatro, música e oralidade para homenagear as culturas indígenas, afro-brasileiras e regionais. 

Entre narrativas sobre a criação do mundo e saberes ancestrais, os personagens Inhá, Bastião e Zé Rabicho conduzem o público a um quintal mágico de histórias e encantamentos.



Fábrica de Cultura 4.0 Iguape



Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, s/nº – Iguape/SP

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h

Sábado, das 9h às 17h

Telefone: (13) 3848-9300


Fábrica de Cultura 4.0 Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale, Osasco/SP

Horário de funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h

Sábado, das 9h às 17h

Telefones: (11) 91415-1640 | (11) 94234-2608


Sobre o Programa Fábricas de Cultura


As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas.


Sobre a Poiesis


A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição tem o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.


 

Postagem Anterior Próxima Postagem