Início da concessão é marcado por melhorias nas 12 rodovias e cuidado com os clientes que passam pelo interior paulista
Em seus primeiros 100 dias de administração, a Sorocabana, uma empresa da motiva, deu início a um movimento de transformação, melhorias e segurança dos 460 quilômetros de rodovias.
Ao assumir a concessão de 12 rodovias do interior paulista, a concessionária colocou em prática um plano inicial focado nas melhorias, transformação, segurança viária, fluidez e qualidade da experiência para os clientes.
Nesse curto espaço de tempo, foram recuperados mais de 110 quilômetros de faixas de rolamento com fresagem e recomposição de pavimento, além de outros 70 quilômetros que receberam microfresagem.
Também foram executadas ações para nivelar desníveis entre pista e acostamento em 45 quilômetros de extensão, medida que contribui diretamente para a segurança.
A sinalização horizontal também foi reforçada, com 225 quilômetros de pinturas de faixas provisórias, enquanto 48 quilômetros de trincas foram selados, preservando a estrutura do pavimento e aumentando sua durabilidade.
“Foram 100 dias que mostram, na prática, o que é agir com propósito. Chegamos com compromisso e ritmo, atentos ao que precisava ser feito com urgência e ao que move as pessoas: segurança, cuidado e confiança.
O plano de 100 dias concluído é o início de um legado de transformação no início da jornada da Sorocabana, com entregas concretas para os clientes que utilizam nossas rodovias todos os dias”, afirma Rodrigo Monteiro, diretor da Sorocabana.
Cuidado que vai além do asfalto
O plano também contemplou uma série de ações complementares que melhoram as condições de trafegabilidade, visibilidade e conservação ambiental. Entre os destaques estão a substituição ou revitalização de mais de 170 placas de sinalização, a instalação de mais de 2.000 tachas refletivas e a revitalização de quatro quilômetros de defensa metálica.
O trabalho de conservação seguiu com força, incluindo a roçada de mais de 2,7 milhões de metros quadrados de vegetação e a limpeza de 400 quilômetros de drenagem. As equipes também atuaram na limpeza de 400 pontos com pichações e recolheram 201 toneladas de resíduos ao longo das rodovias.
Outro aspecto importante foi a atuação em 47 pontos críticos com serviços emergenciais de conservação.
A resposta rápida nesses locais reforça o foco da concessionária em atender os trechos com maior necessidade, com atenção técnica e agilidade.
Para viabilizar todas essas entregas, foram mobilizadas 17 equipes especializadas, atuando em 10 frentes de trabalho simultâneas. Além do resultado técnico, essa mobilização gerou impacto social: estima-se a criação de mais de 1.100 empregos diretos e indiretos nesta fase inicial da concessão.
Atendimento presente em todos os momentos
No atendimento ao cliente, os números também refletem presença e compromisso. Foram realizados 1.179 atendimentos do resgate, 3.179 remoções de veículos, 1.512 atendimentos de socorro mecânico, além de 3.581 chamadas recebidas via 0800 e 259 interações por meio do ChatBot.
“Nosso contrato de concessão é um compromisso de longo prazo, com muitas entregas estruturantes pela frente.
Mas esses 100 dias mostram que já estamos em movimento, com impacto real no dia a dia de quem usa essas rodovias”, reforça Rodrigo Monteiro. “Mais do que cuidar da estrada, estamos cuidando do que ela representa: a conexão entre pessoas, cidades e oportunidades.”