Em abril, 20% dos pacientes não compareceram às consultas; em maio, o índice foi de 15%; em junho, 24%. Município reforça campanha de conscientização e começa a divulgar os dados mensalmente
A Prefeitura de Registro-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado ações para reduzir o número de faltas em consultas, exames e procedimentos médicos agendados nas Unidades de Atenção Primária e nos serviços especializados.
De acordo com levantamento realizado pela pasta nos últimos três meses, o índice de absenteísmo – quando o paciente falta – segue elevado.
Em abril de 2025, das 1.041 consultas especializadas marcadas, 249 pessoas não compareceram, representando 20% de ausência. Para os exames especializados, a taxa foi semelhante, 19%: dos 760 exames agendados 147 pacientes faltaram.
Em maio, o cenário se manteve. Das 1066 consultas previstas, 160 pacientes não compareceram, atingindo 15% de absenteísmo. Nos exames, foram 1.098 agendamentos e 210 faltosos, mantendo o índice de 19%.
No último mês de junho, das 726 pessoas que agendaram consultas, 173 não compareceram (24%). Já nos exames, dos 786 agendamentos, 143 faltaram – o que corresponde a 18% de absenteísmo.
As ausências comprometem o atendimento, aumentam as filas de espera e geram desperdício de recursos públicos. Por isso, o município está promovendo essa campanha de conscientização nas unidades e começa a divulgar mensalmente os dados de comparecimento por especialidade.
Os usuários que não puderem comparecer devem cancelar ou reagendar com antecedência, pelo WhatsApp (13) 3828-4200 Ramais 790 / 791 / 792 / 207 / 222 ou presencialmente na sua unidade de saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que essa atitude simples permite que outras pessoas sejam atendidas e evita prejuízos ao sistema: “É fundamental que a população colabore informando, com antecedência, qualquer impossibilidade de comparecimento. Assim, conseguimos oferecer a vaga a quem precisa e manter o bom funcionamento da rede”, explica a secretária de Saúde, Claudinelly Zaghy.
Além da campanha, a Prefeitura segue investindo na melhoria da infraestrutura das unidades, ampliação da equipe e qualificação dos serviços buscando um atendimento cada vez mais eficiente e acessível à população.