Ferramenta gratuita e interativa entra no ar hoje e reúne indicadores sobre alimentação, saúde e nutrição de crianças de 0 a 10 anos nos 645 municípios de São Paulo.
A FIESP lançou o Observatório FIESP de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Infância, uma plataforma interativa que reúne dados atualizados sobre a situação alimentar, nutricional e socioeconômica de crianças de zero a 10 anos no Estado de São Paulo.
A iniciativa é do Programa Alimentar o Futuro, projeto desenvolvido pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social-CONSOCIAL da FIESP e executado em parceria com o CIESP e o SESI-SP.
O objetivo é apoiar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, além de servir como fonte de consulta para gestores públicos, pesquisadores, jornalistas, organizações sociais e profissionais da área.
Organizado em seis painéis temáticos — Perfil Demográfico, Perfil Socioeconômico, Perfil Educacional, Perfil Nutricional, Perfil de Saúde e Políticas de SAN — o Observatório oferece também a funcionalidade “Conheça Seu Município”, que permite aos usuários consultarem os principais indicadores de SAN na infância por cidade ou região administrativa.
O Observatório foi concebido como uma ferramenta para incidência e monitoramento de políticas públicas vinculadas à SAN, com foco no fortalecimento dessas políticas nos municípios paulistas.
Todos os dados apresentados são provenientes de fontes públicas oficiais, devidamente tratados e organizados para facilitar a visualização, a comparação e o uso estratégico por parte do poder público e da sociedade civil.
A navegação permite aplicar filtros, criar relatórios segmentados e acessar conteúdos explicativos adicionais.
“Nosso objetivo é fortalecer o direito da criança à alimentação adequada e saudável, facilitando o acesso a informações confiáveis que orientem decisões e investimentos públicos”, destaca Dr. Raul Cutait, presidente do CONSOCIAL da FIESP.
O Observatório é gratuito e está disponível no site da FIESP: https://alimentarfuturo.fiesp.com.br/observatorio.html