A Mosaic promoverá um simulado de segurança no entorno das barragens B12 do Complexo Mineroquímico de Cajati, nesta quinta-feira, dia 10 de abril, a partir das 10h.
A ação anual tem como objetivo fortalecer uma cultura de segurança e prevenção junto às comunidades. O evento conta com o acionamento das sirenes e a evacuação da população previamente treinada para os pontos de encontro.
As comunidades envolvidas são Vila Vitória, Estrada do Barro Branco e fazendas São João e Operária, que estão localizadas nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens.
A convocação dos moradores e trabalhadores das áreas rurais próximas está sendo realizada por meio de visitas domiciliares de funcionários da unidade.
O simulado será realizado em colaboração com a Defesa Civil, e contará com o apoio da Prefeitura de Cajati, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outras autoridades competentes, conforme as diretrizes do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) da Mosaic.
O principal objetivo da ação preventiva é reforçar a cultura de resiliência nas comunidades e testar os recursos, rotas de fuga e pontos de encontro nas ZAS. Também será avaliado o tempo de resposta da população durante a simulação.
A Mosaic informa que todas as barragens de Cajati possuem a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), e que não há risco iminente de rompimento.