Jovem Iguapense se forma em doutorado na Irlanda e lidera pesquisa sobre câncer

No último dia 8 de novembro, aconteceu a formatura de doutorado da iguapense Emilene da Silva Morais, na Universidade da Cidade de Cork, na Irlanda.

Jovem Iguapense se forma em doutorado na Irlanda e lidera pesquisa sobre câncer
Emilene da Silva Morais



Emilene foi uma das últimas crianças nascida no Hospital Feliz Lembrança, em Iguape, pelas mãos do Dr Elson.

Cresceu em Registro-SP onde estudou o ensino infantil e fundamental na Fundação Bradesco e o ensino médio no Colégio Valribeira.

A Dra. Emilene concluiu seu bacharelado em Engenharia Biotecnológica na UNESP, São Paulo, Brasil, e seu mestrado na Munster Technological University, na Irlanda, onde recebeu o prêmio The Best Post Graduated Student. De 2018 a 2023, fez seu doutorado na University College Cork.

Durante seu doutorado, ela investigou o microbioma de bebês nascidos de parto normal e cesariana, com o objetivo de desenvolver probióticos, para ajudar a estabelecer um microbioma saudável na infância, impactando positivamente a saúde a longo prazo.

Emilene também atuou como Representante da Divisão Irlandesa - Início de Carreira da Microbiology Society em 2022, representando a Irlanda em eventos acadêmicos pela Europa.

Atualmente, o projeto de pesquisa de pós-doutorado de Emilene, em colaboração com o Prof. Mark Tangney e a Profa. Roisin Connolly, busca entender de que maneira as comunidades microbianas presentes no ambiente tumoral podem influenciar a eficácia das terapias anti-câncer. 

A pesquisa concentra-se em pacientes com câncer de mama do subtipo triplo-negativo, que é particularmente desafiador, pois está associado a um risco aumentado de recorrência e morte, em comparação com outros subtipos, devido à sua resistência tanto às terapias hormonais quanto às terapias direcionadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem