O que fazer quando encontrar pinguins e animais marinhos nas praias

Encalhes de animais marinhos nas praias da Ilha Comprida e região são comuns nesta época de inverno. Ao encontrá-los, ligue para o IPeC pelo (13) 3851-1779 ou 0800.642.3341

Nosso litoral e as áreas oceânicas brasileiras são rotas de migração desses animais e, muitos deles, acabam ficando debilitados ou não sobrevivem às suas viagens anuais em busca de águas mais quentes e maior oferta de alimento. 

É o caso dos pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que, todos os anos, são registrados em grande quantidade nas praias da Ilha e região.

Durante a migração, alguns animais encalham nas praias por diversos motivos e precisam de ajuda para se recuperar e retornar ao mar. 

 De acordo com o IPEC, um dos motivos para o encalhe é natural e está ligado ao fato de ser a primeira migração dos indivíduos mais jovens. O processo demanda um grande gasto energético e consequentemente um quadro de caquexia.

Porém, em paralelo às questões naturais, os pinguins sofrem os impactos de origem humana, que inclui a captura em redes de pesca, ingestão de lixo e a redução da quantidade de alimento disponível. 

 Para se ter uma ideia da quantidade de animais, em 2022 , houve o registro de quase dois mil pinguins encontrados nas praias da região, entre animais vivos e mortos.

Caso encontre um Pinguim, entre em contato com a equipe do Instituto de Pesquisas de Cananeia (IPEC), pelos telefones (13) 3851 1779 ou 0800 642 3341. 

Quanto antes os animais encontrados vivos forem atendidos, maiores são as chances de reabilitação e posterior soltura ao mar.

O que fazer?


Ligue para (13) 3851 1779 o mais rápido possível e, se puder, aguarde até a chegada da equipe.

Registre e envie para a equipe, a condição do pinguim e a localidade exata onde o animal se encontra.

Crie um ambiente seguro, protegendo o animal de pessoas, predadores e ações climáticas.

Dentro do possível, crie barreiras físicas. O isolamento vai evitar a aproximação de pessoas e veículos além de prevenir a fuga do animal.

Abrigue o animal em sombra se possível.

Mantenha o animal sobre vigília até a chegada da equipe ao local.

O que fazer quando encontrar pinguins e animais marinhos nas praias
 O que fazer quando encontrar pinguins e animais marinhos nas praias 



Postagem Anterior Próxima Postagem