Soluções Prodesp beneficiam autistas no estado de SP Soluções Prodesp beneficiam autistas no estado de SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

Soluções Prodesp beneficiam autistas no estado de SP

Soluções Prodesp beneficiam autistas no estado de SP


Abril foi mês escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como data para amplificar o conhecimento sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e reforçar as necessidades e os direitos dessas pessoas.


Aliada à quebra de tabus, à inclusão social, digital, e para combater preconceitos, é que recentemente, a pedido da Secretaria de Gestão e Governo Digital, a Prodesp - Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, desenvolveu em parceria com o Detran-SP uma identificação veicular para sensibilizar motoristas sobre o TEA. 

A nova funcionalidade, que foi lançada na semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e idealizada para afixar no vidro traseiro do carro traz a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”. De modo simples e fácil, o pedido é feito pelo portal https://ciptea.sp.gov.br/, também criado pela Prodesp. Basta cadastrar o automóvel para obtenção da identificação veicular e, após entrar na área logada do site, via GOV.BR, clicar em “Cadastro de Veículo” e inserir a placa e o Renavam.


Um levantamento inédito conduzido pela Fundação Seade revelou que no Estado de São Paulo quase 60% da população declarou conhecer ou ter em sua residência alguém com TEA, dos quais 15% afirmaram que há na moradia alguém diagnosticado com essa condição – que é relacionada ao desenvolvimento do cérebro e que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.


A identificação veicular integra o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), lançado em abril do ano passado pelo governo estadual e que se junta a outras iniciativas já em curso, como a ampliação do apoio presencial para atendimento de TEA para 27 postos do Poupatempo, que contam com salas sensoriais na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. 

Essas áreas de acolhimento foram ambientadas com elementos para tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido, além de equipes especializadas para atender pessoas autistas e neurodivergentes.


Todos os postos do Poupatempo também oferecem orientação para preenchimento do cadastro e emissão da CipTEA. O documento facilita a identificação da pessoa com condições especiais e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o Estado.


Com ações coordenadas do Governo de São Paulo, da Secretaria de Gestão e Governo Digital e da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Poupatempo e a Prodesp seguirão desempenhando papel estratégico na promoção da inclusão digital e na cidadania.


Soluções Prodesp beneficiam autistas no estado de SP
Carlos Henrique Netto Vaz - Diretor de Serviços ao Cidadão



Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem