Do artesanato à música, da gastronomia à exposição de carros antigos, da tatuagem à solidariedade com doação de alimentos, o público pôde desfrutar de uma programação diversificada.
Milhares de pessoas prestigiaram o 3º Encontro de Cervejeiros, realizado no último final de semana (20 e 21/4), na Praça Beira-rio. Em sua terceira edição consecutiva, o evento consagra-se como principal impulsionador da produção de cerveja artesanal na região e a cadeia produtiva, proporcionando mais oportunidades aos produtores do Vale do Ribeira.
Com uma programação diversificada para todos os gostos, o público pôde desfrutar de uma variedade de experiências, incluindo gastronomia diversificada, artesanato local, espaço para tatuadores, exposição de motos clubes e carros antigos, música de alta qualidade e, é claro, aquela cerveja artesanal feita com os ingredientes exclusivos da região.
O Encontro não apenas proporciona entretenimento, mas também se revela uma excelente oportunidade de negócios para diversos profissionais envolvidos, desde os produtores de lúpulo até os cervejeiros artesanais, além de toda a rede gastronômica de bares e restaurantes de Registro e região. O objetivo é fortalecer esse mercado promissor e impulsionar a economia local.
*CONCURSO CERVEJEIRO JÚRI PROFISSIONAL* – O potencial do Vale do Ribeira para o mercado de cervejas artesanais foi evidenciado pelos resultados do Concurso Cervejeiro nas categorias Profissional e Amador no Júri Técnico e Amador no Júri Popular.
A banca avaliadora contou com a participação dos especialistas Luiz Antônio Alvarenga, Raul Santiago e Daniel Bechara.
Na categoria Profissional, a cerveja Contemporary American Lager (Cervejaria Beta Hops – Registro/SP) ficou em primeiro lugar, seguida pela Double Ipa (Cervejaria Beta Hops – Registro/SP), em segundo e a Hoppy Lager Tradicional (Cervejaria Innsbruck – Jacupiranga/SP) na terceira colocação.
Para o Sócio/Cervejeiro da Beta Hops, Guilherme Mendes de Mattos, a formula campeão da cerveja artesanal e resultado de um longo trabalho. “Esse troféu representa o reconhecimento, de maneira técnica e gabaritada, de um trabalho profissional que está sendo feito há 6 anos com muita paixão pela cerveja produzida em Registro-SP.
Sermos os escolhidos, entre diversas amostras, como a campeã e vice-campeã do concurso profissional, demonstra que a pioneira Beta Hops Brewing segue firme no propósito de entregar ao público as melhores cervejas do Vale do Ribeira”, destacou Mattos.
Já na categoria Amador Técnico, a campeã foi a cerveja Foreign Extra Stout (Breja 42 – Registro/SP), com a Brown Ale (Cervejaria Matsumi – Sete Barras/SP) em segundo e a Cream Ale (Alcateia Rustic Beer – Pariquera-Açu/SP).
De acordo com o Sócio/Cervejeiro da Breja 42, Renato Querubim, o 3º Encontro de Cervejeiros faz toda a diferença para continuar aprimorando a produção de cervejas. “Vencer no Júri Técnico e o 3º lugar no Popular significa que todo investimento de tempo em estudo, a busca por novas receitas de cerveja, vem surtindo efeito. Estamos com a sensação de um grande trabalho realizado.
A premiação é mostra reconhecimento e traz visibilidade para a Breja 42 que sempre busca transmitir seriedade e segurança para consumidor final em todos os produtos”, garantiu Querubim.
*CONCURSO CERVEJEIRO JÚRI POPULAR* – Um dos momentos mais esperados pelo público que compareceu no 3º Encontro de Cervejeiros é a escolha da melhor cerveja artesanal pelo Júri Popular.
O público pôde escolher a melhor cerveja de acordo com o seu paladar por meio do aplicativo desenvolvido pelos alunos do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Registro-SP.
Os participantes degustaram nove amostras de diversas cervejarias da região que ainda contou com a colaboração dos alunos do curso de Gestão Empresarial que auxiliaram no atendimento ao público.
Foram contabilizados 175 votos no total e a predileta do público foi a Brown Ale (Cervejaria Matsumi – Sete Barras/SP), cerveja nº 2, com 47 votos. A segunda preferida foi uma Red Ale do cervejeiro Rui Fernando, cerveja nº 3, com 45 votos.
Já a terceira colocação ficou com uma Oatmeal Extra Pale Ale (Breja 42 – Registro/SP), cerveja número nº 4, com 28 votos.
O proprietário da Cervejaria Matsumi, Diego Matsumi, ficou muito feliz com o resultado. “Não tenho palavras para descrever a sensação. Saber que o pessoal adorou a cerveja e que os jurados também acharam uma boa receita, isso é muito importante para a cervejaria.
O reconhecimento. Agradeço a todos pela organização do evento, realmente foi impecável. E bora para o 4⁰ encontro!”, acrescentou Matsumi.
*TATUAGEM* – O Encontro Cervejeiro tem a missão de fomentar a economia da cidade e, por isso, sempre busca ampliar as oportunidades para comerciantes e empresários do Município. Uma das novidades dessa edição foi a implantação de um espaço para tatuadores de Registro no Mercado Municipal.
Essa iniciativa visa não apenas promover a cultura cervejeira local, mas também celebrar a diversidade de talentos artísticos do município. Ao proporcionar um espaço dedicado aos tatuadores de Registro, o Encontro Cervejeiro não só enriquece a experiência dos visitantes, mas também apoia os empreendedores locais, fortalecendo os laços entre a indústria cervejeira e as diversas formas de expressão cultural.
*CULTURA* – A programação cultural do 3º Encontro Cervejeiro foi uma atração à parte. Composta por artista locais e convidados, o encontro agradou a todos que curtem música de qualidade. Quem foi, viu as apresentações de Cica Sound System, Dogz, Hub, Ruby Woo, Sapiens, Quatro Cilindros e Vintage Pack. Ainda teve a participação de moto clubes e do pessoal do Encontro de Carros Antigos.
O 3º Encontro Cervejeiro é uma realização da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro-SP (Bunkyo), correalizado pela Prefeitura de Registro-SP e com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Registro-SP, Acolina Educação Cervejeira, Azza, Etec de Registro-SP, Fatec de Registro-SP, Instituto Federal de Registro-SP, Sebrae, Senac, Senai e Unesp.
3 Encontro de Cervejeiros consagra-se como grande impulsionador da cadeia produtiva local no Vale do Ribeira |