Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário
Siga nosso Canal no Whatsapp

Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário

Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário

Atividades no Sesc Registro-SP acontecem sexta e sábado (dias 15 e 16) trazendo organizações de mulheres em redes solidárias para produção e comercialização de alimentos agroecológicos.


Fomentar a inclusão produtiva, a geração de renda e a compreensão de que o trabalho é um meio de desenvolvimento humano, social, individual e coletivo: esta é a proposta da ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania realizada pelo Sesc São Paulo entre 16 e 24 de março, em 22 unidades na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior, visibilizando grupos mapeados nas localidades onde a instituição atua.

Com o tema “Fomento e fortalecimento de redes locais”, esta terceira edição conta com mostra de pequenos produtores, oficinas, palestras, rodas de conversa e bate-papos. 

Serão mais de 80 atividades em todo o estado, pensadas para contribuir para a valorização do trabalho com a possibilidade de geração de renda, auxiliar nos caminhos relacionados ao mundo do trabalho para empreendedores e público participante e incentivar o desenvolvimento de relações sociais mais justas, aumentando a visibilidade de práticas sustentáveis.

Ao explorar a potência da coletividade para promover diálogos entre projetos, pesquisas e outras experiências comunitárias, o Nós: criação, trabalho e cidadania busca, desta forma, construir e fortalecer parcerias entre pessoas e organizações que atuam nos territórios das unidades da rede.

Programação no Sesc Registro-SP: Mulheres em Redes Solidárias

Mulheres agricultoras organizadas e atuantes em comunidades tradicionais, coletivos, associações, cooperativas, grupos e redes agroecológicas e solidárias do Vale do Ribeira, Baixada Santista e da cidade de São Paulo se encontram no Sesc Registro-SP para participar de três atividades que compõem a programação do Nós: criação, trabalho e cidadania na unidade de Registro-SP. 

É uma oportunidade para o público da região conhecer os trabalhos em mutirão e em rede que as mulheres desenvolvem no campo e nas cidades para produzir e comercializar alimentos agroecológicos.


No encontro Ponto de Economia Solidária, Agroecologia e Consumo Responsável as mulheres apresentam o trabalho da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA) - que reúne mais de 70 agricultoras familiares e quilombolas de Barra do Turvo/SP, produtoras de alimentos saudáveis e sem veneno - e a experiência do Grupo de Consumo Responsável de Registro-SP, uma iniciativa de pessoas que se organizaram na cidade de Registro-SP em busca de acesso direto aos alimentos produzidos pela RAMA. 

A atividade dialoga também sobre consumo consciente, grupos de consumo e redes locais e solidárias de comercialização, entre outros temas. O encontro será nesta sexta (dia 15), às 18h, no Espaço Expositivo do Sesc Registro, ao lado da Área de Convivência.

Em seguida, às 20h, começa no Teatro a exibição do filme Vida em Mutirão, que mostra as práticas de economia solidária da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA), com foco nos mutirões realizados em campo e também no trabalho conjunto das agricultoras com a Rede de Grupos de Consumo (Esparrama) na comercialização dos alimentos. 

A Esparrama reúne coletivos que atuam em cidades como Registro, São Paulo, Diadema e Santo André, apoiando o trabalho das agricultoras do Vale do Ribeira. 

Após a sessão, acontece um bate-papo sobre produção de alimentos agroecológicos, consumo responsável e comercialização justa e solidária. A entrada é gratuita, com entrega de senhas no local 30 minutos antes.

No sábado (dia 16) terá o encontro Economia Solidária e Organização das Mulheres, com diferentes iniciativas e organizações de mulheres das regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista e nas periferias da cidade de São Paulo. Participam a Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras de Barra Turvo (RAMA); Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta; Rede de Agricultoras Periféricas Paulistanas Agroecológicas (Rappa), União de Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe (Umpes), Associação de Mulheres da Economia Solidária (Amesol), Sempreviva Organização Feminista (SOF), e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

A mediação será feita pelo Grupo de Consumo Responsável de Registro-SP. O encontro é gratuito, aberto ao público e começa às 14h, na Área de Convivência.

Mais sobre o projeto Nós: criação, trabalho e cidadania: https://www.sescsp.org.br/nos


Confira a programação completa do Sesc Registro-SP em:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Serviço:

Nós: criação, trabalho e cidadania – Programação no Sesc Registro-SP

Encontro Ponto de Economia Solidária, Agroecologia e Consumo Responsável

Com Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (Rama) e Grupo de Consumo Responsável de Registro

Dia 15, sexta, 18h.

Espaço Expositivo. A partir de 13 anos.

Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.




Filme: Vida em Mutirão

Com Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (Rama), Marília Simão de Santana e Grupo Consumo Responsável de Registro

Dia 15, sexta, 20h.

Teatro. A partir de 13 anos.

Grátis. Entrega de senhas no local 30 minutos antes.


Encontro Economia Solidária e Organização das Mulheres

Com Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (Rama), Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta, Rede de Agricultoras Periféricas Paulistanas Agroecológicas (Rappa), União de Mulheres Produtoras da Economia Solidária de Peruíbe (Umpes), Associação de Mulheres da Economia Solidária (Amesol), Sempreviva Organização Feminista (SOF), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Grupo de Consumo Responsável de Registro-SP.

Dia 16, sábado, 14h às 17h.

Área de Convivência.

Grátis. A partir de 13 anos.


Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário
Sesc São Paulo promove ação para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem