Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3 Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3
Siga nosso Canal no Whatsapp

Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3

Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3


Curso gratuito voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão feitas pelo site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Visando ampliar a inclusão das pessoas surdas no Estado, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), dobrou de 400 para 840 o número de vagas mensais para o curso online básico de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. As inscrições para as turma de março serão abertas nesta quinta-feira (7), às 10h, no site da pasta estadual. 

A capacitação será dividida em seis turmas com diferentes horários: duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras, e duas turmas terão aulas aos sábados pela manhã.

"Todos os meses as inscrições para o curso de Libras se encerram rapidamente e a Secretaria têm feito estudos para aumentar as vagas. Agora conseguimos aumentar mais do que o dobro, e nossa meta é aumentar ainda mais. É muito importante que a sociedade aprenda a se comunicar em Libras para que as pessoas surdas se sintam cada vez mais incluídas", destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O curso oferece uma ampla variedade de temas, desde conceitos básicos até expressões mais avançadas em Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda. O conteúdo inclui os seguintes tópicos: Introdução à Libras; Identidade e Cultura Surda; Comunicação entre surdos e ouvintes; Variedades regionais na Libras; Sistema de notação em Libras; Alfabeto manual; Gestos pessoais; Saudações e cortesias; Vocabulário relacionado ao clima; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais e corporais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números cardinais e quantidades; Dias da semana; Vocabulário familiar; Emoções; Horários e duração; Descrição de ambientes residenciais; Localização e direções; Meios de transporte; Vocabulário profissional; Documentação; Verbos e formas de conjugação; Configurações de mãos e gestos específicos.

Cada turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.

A iniciativa tem como propósito principal capacitar pessoas não surdas a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo. Porém, o curso está aberto ao público em geral a partir de 18 anos, com ou sem deficiência, interessado em aprender a Libras. Mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado já foram capacitadas.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de março/2024
Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 7 de fevereiro, às 10h, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br


Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3
Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira 7-3


Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem